Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

A reunião da bancada federal


01/03/2007

Foto: autor desconhecido.

BRASILIA – Ainda não foi agora que a Paraíba conseguiu reunir num mesmo espaço comum as várias correntes políticas em busca de um esforço comum em favor de ações e programas no Estado que gerem desenvolvimento sustentável, isto é, políticas econômicas com resultados no emprego e renda.

Nesta quinta-feira, o esforço do Governo Cássio de promover mais uma tentativa de Pacto pela Paraíba não conseguiu atrair o senador José Maranhão, mais os deputados Luiz Couto, Vital Filho e Marcondes Gadelha no encontro, pela manhã, com o ministro Paulo Sérgio, dos Transportes.

Antes que se trate das causas do hiato e/ou fosso mantido entre as duas bandas da lua na política paraibana, o café-da-manhã surtiu efeito de imediato: o ministro acatou proposta da bancada paraíbana por sugestão do senador Cícero Lucena que sejam adotadas medidas preliminares para a extensão da duplicação da BR-230 de Campina Grande até Cajazeiras.

Paulo Sérgio sugeriu ainda ações para a elaboração técnica gerando na seqüência, no final de ano, a projeção de novas emendas orçamentárias garantindo o início da obra em 2008.

Na prática, se é evidente o saldo imediato da pressão política produzida por parte da bancada na conversa com o ministro, ainda tratando de cobranças da aceleração da obra da duplicação da BR João Pessoa – Campina Grande, imaginemos se o processo tivesse apoio unânime de toda a bancada.

Mas, como é presumível, a distensão não acontece porque a prioridade, ao que parece, ainda não é o contexto das lutas maiores do Estado porquanto ainda perduram diferenças políticas com batalhas judiciais nos Tribunais deixando a Oposição ao Governo Cássio não querendo participar de evento, assim como deixando evidente estar ainda torcendo por um revés do governador diante dos processos em curso.

Se é assim, só resta ir tocando do tamanho possível, isto é, bem menor do que precisamos. Até quando, só Deus sabe.

Expulso mesmo

O deputado federal Damião Feliciano até que tentou no Supremo Tribunal Federal derrubar a decisão do Partido da República (PR) de expulsa-lo da legenda, mas o presidente Waldemar Costa Neto resolveu manter a medida amarga.

Damião propôs que fosse negociada um processo de desligamento, e não de expulsão, mas não colou.

Ponto para Inaldo

A reunião do Ministro dos Transportes, Paulo Sérgio, com a bancada federal no Escritório do Governo em Brasília deu vitamina ao desempenho do ex-deputado federal Inaldo Leitão, que se mantém com muito prestigip nas rodas de Brasília.

Maranhão opina sobre Cícero

O senador José Maranhão insiste em dizer que o diálogo constante entre ele e Cícero Lucena se restringe a mera convivência protocolar. Não passa disse, assegura, descartando avanços políticos, além dos cumprimentos formais.

– Cícero já deu inúmeras demonstrações de que é fiel obediente dos Cunha Lima, portanto, inexiste qualquer conversa política de futuro com ele – afirmou o senador.

PMDB: duas correntes

Embora o senador Maranhão seja o líder maior do PMDSB paraibano, mesmo assim ele não conseguiu – nem deve conseguir – demover o deputado federal Wilson Santiago de votar em Miguel Temmer para presidente, candidato diferente do que defende o ex-governador, que é Nelson Jobim.

Nesta quinta-feira, Santiago garantiu ao colunista que não mudará o voto em Temmer.

Clima quente

Em que pese o controle da base aliada pelo prefeito Ricardo Coutinho em patamar nunca visto anteriormente, continua a zoeira da Oposição no caso dos agentes de saúde tendo Paiva, Hervazio e Aníbal se revezando no bla – bla – bla.

Ruy: fora do páreo

É o senador Cícero Lucena quem tem opinião firmada de que o deputado estadual Ruy Carneiro, adversário de Ricardo Coutinho na disputa para prefeito, não conseguiu se impor nestes 2 ultimos anos, portanto, não se credenciou como candidato da Oposição em 2008.

– Eu disse pessoalmente a Ruy – argumentou.
Cumprimentos

O empresário paraibano Lafayette Coutinho passou o dia, ontem, com cumprimentos seqüenciados por conta de mais um aniversário comemorado em São Paulo.

Com direito a telefonemas de muita gente importante, do empresário Eduardo Carlos e do senador Maranhão. Roberto Cavalcanti mandou telegrama do Exterior.

Só quem tiver legal

A Assembléia Legislativa resolveu baixar norma de que só pagará aos diversos serviços prestados quem estiver totalmente legalizado com documentos normais registrados na área de Pessoal.

O presidente Arthur Cunha Lima acha que a medida serve para dar mais controle na prestação de contas futuramente, sobretudo com a Receita Federal.

Batinga: cirurgia sob controle

O deputado estadual Carlos Batinga está em São Paulo produzindo exames que levam-no à sala de cirurgia no próximo sábado, no Hospital Oswaldo Cruz.

– Graças a Deus tudo está sob controle e tendo a condução da melhor equipe médica – disse ele ao telefonista.

Última

“O olho que existe/
É o que vê…”


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.