Rui Leitão

Jornalista e escritor.

Geral

A relação da cidade com sua história


10/06/2016

Foto: autor desconhecido.

 

O prefeito Luciano Cartaxo tem demonstrado, desde o início de sua gestão, a consciência responsável de um administrador público que reconhece a importância da relação da cidade com sua história. Na data de hoje dois acontecimentos marcam bem essa compreensão. Pela manhã entrega, completamente restaurada, a Galeria Augusto dos Anjos, um tradicional espaço do nosso comércio, que homenageia o paraibano do século. O antigo Beco do Barão passa, a partir de então, a ser mais um dos nossos pontos de atração turística.

A recuperação do conjunto arquitetônico e urbanístico que representa a ligação do cidadão pessoense com suas raízes, vem sendo encarada como uma das ações prioritárias do atual governo municipal. Tratamento igual ao que foi oferecido à Galeria Augusto dos Anjos, já foi dedicado às praças João Pessoa, da Independência e 1817. Assim como a monumentos históricos como a Casa da Pólvora e Hotel Globo, em fase de conclusão das obras de recuperação.

A tarde o prefeito visita o Instituto Histórico e Geográfico Paraibano – IHGP e, na oportunidade, apresenta o Plano de Inventário do Patrimônio Cultural de João Pessoa. Trata-se de um importante instrumento para salvaguarda de nossos bens histórico-culturais, promovendo o resgate de nossa memória, constituindo-se fonte valiosa para estudo e pesquisa. Através dos registros do patrimônio cultural a ser cadastrado e catalogado pelo Inventário, as pessoas poderão compreender melhor a formação da nossa identidade construída pela herança do nosso passado.

Luciano Cartaxo fez questão de oficializar o início desse trabalho, na instituição cultural que cuida da preservação e valorização da nossa história. É uma atitude que sinaliza seu desejo de ter os historiadores como parceiros nesse importante processo de identificação dos bens materiais e imateriais representativos da diversidade e da cultura do nosso povo.

No próximo domingo será a vez de devolver à cidade o Parque Solon de Lucena, transformando aquele espaço público numa aprazível área de lazer, esporte, arte, diversão, cultura e cidadania, além de resolver problemas históricos com as inundações do entorno da lagoa. É uma obra de arrojo que fará com que os pessoenses se sintam, ainda mais, orgulhosos do seu principal cartão postal.

A revitalização do Centro Histórico de nossa capital começa a deixar de ser um sonho acalentado há muito tempo pelos paraibanos. O olhar cuidadoso de Luciano Cartaxo para os valores que formam nossa identidade cultural produzirá ainda muitos resultados em favor da preservação do nosso patrimônio histórico.


 


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.