Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

A reeleição do Governador


22/12/2003

Foto: autor desconhecido.

Pode parecer cedo demais – e o é – mas o fator tempo não interfere num projeto em curso que está gerando a novidade situacionista, em termos de poder na Paraíba, que é a candidatura à reeleição do governador Cássio Cunha Lima ao Governo.

Ninguém tem pressa, nem há prioridade nesta temática até porque na urgência do processo a disputa municipal de 2004 atrai mais atenção, mas o fato é que, ontem, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, deu a senha que não se tinha sobre a fase posterior em 2006.

Pela primeira vez, o também presidente do PSDB revelou no programa `Abra o Jogo´ que defende a reeleição de Cássio, ao contrário do acerto ainda posto por Cássio de apoio à candidatura de Cícero ao Governo em 2006.

– O governador já manifestou o apoio mas ele tem prioridade, por isso defendo sua reeleição – afirmou Cícero, admitindo em seguida que, lá na frente, se o grupo considerar oportuna a sua candidatura ao Senado está disposto a encarar o desafio.

Embora, em tese, muitos possam ver precipitação no tema, mas não é bem isso o que diz o dito popular – quem é cocho parte cedo. Além do mais, está evidente que nesse cenário, agora posto por Cícero, há uma realidade futura tangente, ou seja, as candidaturas dos senadores José Maranhão e Ney Suassuna ao Governo e Senatoria, respectivamente.

Internamente no PMDB, só para entender esse movimento e aceno de Cícero, todas as figuras do partido têm convicção plena de que Maranhão já está em campanha silenciosa bastando para isso ouvir o que ele diz quando chegar no interior do Estado.

Voltando a Cícero, a declaração em primeira mão dada por ele próprio delimita desde agora um futuro cenário de confronto, mesmo com a prioridade centrada no processo sucessório municipal do próximo ano.

O caminho de Cícero reflete a reorientação estratégica sob o entendimento de que a reeleição é condição com prioridade para quem já está com a mão na massa – leia-se Cássio – daí ser mesmo o Senado o foco da futura disputa de Cícero contra Ney Suassuna.

Passos do PMDB

Mais uma vez, ontem, foi o engenheiro Haroldo Lucena, presidente regional do PMDB, que anunciou as cartas do partido para 2004 – de olho na sucessão municipal.

Ele disse que atendendo convocação do ex-governador Roberto Paulino, o PMDB deflagra já no início do ano reuniões em cidades pólos do Interior para construir unidade e estímulo aos candidatos.

Encontro meloso

Desde ontem que aliados da prefeita Cozete Barbosa andam de orelha em pé diante do vazamento do café-da-manhã entre o presidente da Assembléia Legislativa, Rômulo Gouveia, e os deputados Enivaldo e Aguinaldo Ribeiro.

Mesmo que à saída as duas bandas tenham revelado posições divergentes, pois Enivaldo confirmou ser candidato enquanto Rômulo disse apoiar Cozete, ainda assim tem gente sem dormir direito com esses conchavos.

Faz parte do jogo.

Ainda ex-vice

Nada alterou o quadro de composição administrativa na Prefeitura de Santa Luzia diante da ação do ex-vice prefeito Toinho Cesarino pedindo revisão da decisão da Câmara que o cassou da função.

O Tribunal de Justiça decidiu, ontem, acompanhar o relator do processo, desembargador Antonio Elias de Queiroga, negando provimento a ação de Cesarino, preso sob acusação de participar do crime do prefeito Ito Morais.

No esquente

O presidente da Aduf, professor Iedo Leite Fontes, voltou a admitir ontem que não é candidato a reitor da UFPB, entretanto, considera possível essa condição se o DCE e o Sintesp se somarem no processo.

Pelo andar da carruagem, Iedo pode até ser candidato do DCE, mas no caso do Sindicato dos Funcionários o quadro não é consensual dado a colcha de retalhos em torno do Sintesp.

Saldo da estrela

O PT de João Pessoa fez de tudo para não emagrecer, só que terminou impotente com a saída de Padre Adelino e Zé Bezerra, agora no PDT.

Restou então a ação solitária do vereador Luciano Cartaxo, mas que soube ao final de mais um ano de exercício parlamentar mostrar vitalidade especial, tanto que foi eleito pelo Fórum nacional com um dos 5 dirigentes a representar o segmento legislativo do PT.

Cacifou seu mandato para novos vôos.

Umas & Outras

… O show de lançamento do novo CD de Escurinho, sábado passado, mostrou a pujança do artista diante de uma multidãozinha em torno dele, no pátio do Shopping Sul.

… Mesmo com a concorrência do show de Padre Zezinho, Escurinho exibiu performance de artista com fôlego de quem vai além mar pela capacidade de unir estética, canto e representação.

… Quem puder, que veja a apresentação dos grupos corais hoje, às 19 horas, na Praça Pedro Américo, no Centro.

… Por telefone, o maitre João informa que o Recanto do Português na avenida João Mauricio vai funcionar na véspera e dia de Natal.

… Zé Ramalho está chegando para reviver os tempos da Vila do Sossego.

Última

`Há peixes que lutam para se salvar/ daqueles que caçam em mar revoltoso…´


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //