Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Política

A realidade política da PB nua e crua; governador é convidado por Lula para 8 de janeiro; circunstância coloca Vené na foto oficial


08/01/2025

Como diria a filósofa da vida, Maria Júlia – minha mãe e de Duda, do alto da Torre: “contra fatos não há argumentos”. É o que se aplica ao acontecido nesta quarta-feira, onde o governador João Azevêdo compareceu ao Ato Pró-Democracia neste 8 de janeiro, em Brasília, a convite do presidente Lula, entretanto quem esteve na foto oficial foi o senador Veneziano Vital.

Justificativa: ali ele estava na condição de presidente interino do Senado diante da ausência do titular Rodrigo Pacheco mas, como fato real, foi ele o chamado para a foto oficial.

INCÔMODO PERMANENTE

A questão central do incômodo tem como pano-de-fundo a dura dependência política do Presidente em relação aos partidos no Congresso Nacional, na Paraíba de Oposição, mas no Planalto com acessos ao líder maior criando circunstâncias a irritar o governador, mesmo sem ele externar.

Esse acesso real de Veneziano a Lula tem a ver com sua condição de vice-presidente do Senado e, conforme estatística, ser o maior aliado do líder petista nas votações. Isto, na prática, ao cacifar o senador, só irrita o governador.

Em síntese, este é um dos cenários a exigir de João Azevêdo para conseguir alternativa melhor do que a encomenda. Uma delas é se cacifar mais e melhor junto a Lula e o PT.

Eis o resumo da ópera.

ÚLTIMA

“O olho que existe/ é o que vê”


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.