Geral
A Paraíba e o rumo do Nordeste
11/01/2007
Natal – Há uma expectativa intensa, não só na midia credenciada como nos próprios governos estaduais do Nordeste diante da primeira reunião formal entre os nove governadores da região na busca de alinhamento em termos de estratégias para solução de problemas comuns.
Dois dias depois do encontro realizado pelos governadores do Sudeste, a reunião dos Nordestinos aponta natureza distinta pela realidade econômica diferente se comparado aos estados ricos, mas desta vez, pelo que escutamos dos diversos assessores, os governadores querem mais do que elencar reivindicações.
É evidente que temas básicos, como segurança, saúde, educação e infra-estrutura devem centrar o foco de parte do documento a ser alinhavado na capital norteriograndense, entretanto, percebe-se nos passos e tons discursivos dos governadores a sensação de que estão decididos a buscar mais, muito mais pela representação do Nordeste na conjuntura, sobretudo, depois das eleições presidenciais.
Governadores como Jaques Wagner, Eduardo Campos, Cid Gomes, Marcelo Déda e anotem, Cássio Cunha Lima têm se disposto a pegar brigar fortes com a União, se for necessário, com foco na construção de novo relacionamento fiscal e político do Governo Central para com o Nordeste.
Um assessor de Jaques Wagner, do tipo pule de 10, confidenciou ao Colunista que o governador baiano anda afinado no discurso duro em defesa de novo tratamento a ser dispensado pela União aos nove estados. É o mesmo tom de Eduardo, que reproduz a mesma natureza de Cid e por ai vai.
Em síntese, o clima de muita expectativa devendo gerar fato especial em meio aos grandes investimentos apontados para 2007 na região. O encontro está tão bem credenciado junto ao Planalto que três ministros Casa Civil, Educação e Integração Nacional confirmaram presenças para o debate franco com os governadores.
Cássio
De acordo com dados levantados pela Coluna, o governador Cássio Cunha chegou em Natal no meio da noite, da mesma forma que outros pares dos demais estados com pauta focada na renegociação da dívida, pois, como repetiu, os índices de pagamento das parcelas cresceram muito.
Ele proporá que se faça um Fundo Regional com uso de parte desses recursos em obras voltadas aos próprios governos estaduais do Nordeste.
A propósito, diante das propostas dos outros Estados, o governador Cássio está precisando ousar mais em projetos arrojados para fazer a Paraíba se inserir num patamar além da média, algo como Pernambuco, Bahia e Ceará fazem há anos.
Credenciamento
Não só a governadoria como a Secretaria de Comunicação do Rio Grande do Norte tem tratado a Revista NORDESTE como novidade de primeira linha a suprir antiga necessidade na região.
O ministro da Integração Nacional, Pedro Brito, além de buscar forma de assinar a revista tem reproduzido por onda que enfim, o Nordeste dispõe de uma revista com padrão nacional a orgulhar a todos.
A equipe da revista está credenciada no Encontro de Governadores.
Durval surpreende
Prestem a atenção devida aos futuros passos do vereador Durval Ferreira. Tratado como de segunda classe até a eleição na presidência da Câmara Municipal, ele se credencia para vôos mais altos a partir de uma postura básica: está ouvindo a todos, delegando e partilhando o poder, sem abdicar de sua palavra final.
Além de tudo, está articulando estratégias que devem render dividendos políticos de valor.
Última
Mas, doutor, uma esmola a um homem que é são/
Ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão…
O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.