Geral

A Outra Fome

11/10/2003


Foto: autor desconhecido.

A mídia paraibana não deu o tratamento adequado a uma articulação especial reunindo diversos ministérios do Governo Federal, sob a coordenação da Segurança Alimentar, alinhavando em ampla reunião, sexta-feira, em Campina Grande, as medidas emergenciais que o presidente Lula quer ver implementadas nas cidades paraibanas afetadas com os efeitos da estiagem.

Em tese, não há nada de extraordinário, exceto na condução do processo reunindo todos os movimentos estruturais e sociais do governo e da sociedade organizada num só plano de ação. Para evitar enfraquecimento das medidas diante de ações desmembradas e dar sentido com mais musculatura à visibilidade do atual Governo no trato das pessoas afetadas com a seca, eis que Campina concentrou longo debate.

Pelos números levantados pelo Executivo federal, no caso Paraíba o volume de gente e de recursos envolvidos com bolsa escola, alimentação, vale gás, carros pipa, etc., significa um tamanho de incremento na economia das médias e pequenas cidades como há tempo não se via.

Além do mais, o Ministro José Graziano quer implementar uma sistemática de condução social do Governo, agora ampliando o universo de 220 prefeituras em todo o Estado, para servir de suporte permanente à quem não desfruta de renda para garantir alimentação e suporte básico às famílias mais humildes.

É com base nos levantamentos e números – volto a repetir – dos recursos investidos pelo governo no campo social que, de agora em diante, o Ministério do Fome Zero passa a concentrar com controle absoluto todas as atividades, inclusive no campo assistencial, visando mostrar à sociedade que o programa de combate à fome não é ficção.

Se reparar direito, o governo Lula falha quando não consegue dar visibilidade a ações tão especiais como a registrada em Campina Grande, muito menos mobiliza sua própria estrutura de Imprensa e de Propaganda para expor tamanha iniciativa de efeito sistemático de interesse da sociedade.

Parafraseando Chacrinha sempre lembrado pelos poetas notívagos da Torrelândia, bairro nobre da Capital, `quem não se comunica, se trumbica´.

Pelo visto o Governo tem a grana, mas anda com fome de dizer o que faz.

Na beira do rio

O pré-candidato do PT à Prefeitura de João Pessoa, Avenzoar Arruda, sempre que pode costuma reunir aliados também em atividades sociais, como aconteceu anteontem no Golfinho, da Praia do Jacaré.

Pelo que o periscópio da WSCOM atestou, como convidado especial estava o suplente de senador Robinson Khoury Viana.

Rápido na viagem

Quem não perde tempo, também, para ampliar os contatos e apoios é o deputado Ruy Carneiro. Anteontem, deixou a sessão especial da Assembléia Legislativa, em Campina Grande, para participar de almoço com o senador Efraim Morais e os vereadores do PFL.

Saiu animado.

Com militares

O governador Cássio Cunha Lima aceitou o convite do deputado Sargento Denis e foi ao II Batalhão da PM, em Campina, para visitar dezenas de policiais condenados a dormir no quartel como punição por terem participado da greve ano passado.

Ele foi se solidarizar com os militares punidos.

Foco no Verão

Está na contagem regressiva nas áreas de turismo e marketing do Governo a revelação de uma operação visando dar visibilidade ao Verão paraibano em nível nunca visto.

A estratégia mobiliza todo o trade, operadoras nacionais, etc, como forma de atrair turistas e aquecer a economia.

Umas & Outras

… Repercutiu mal, em Brasília, a fala do humorista Nairon Barreto na palestra proferida na abertura da Feira do Empreendedor quando falando sobre `Empreendedorismo do Riso´ fez apologia contra empresas da Paraíba.

… Entre funcionários do Sebrae a postura do humorista esteve vinculada ao cachê comum a palestrantes internacionais. Em Brasília falou-se em R$ 20 mil.

… O seminário do Carnaval Pessoense promovido pela Câmara Municipal já está com sua programação definida a partir desta segunda-feira com exposição do secretário Oswaldo Jurema, Cardival de Oliveira e Luziberto Costa.

… A crise política entre o prefeito Dr. Júnior Farias e vereadores de Cabedelo tem acentuado expressivamente nos últimos tempos. segunda-feira.    

… A juíza Helena Fialho, gaúcha de nascimento, recebe nesta quinta-feira, na Assembléia Legislativa, o título de Cidadã Paraibana proposto pela deputada estadual Iraê Lucena. Há méritos.

… O Lemon Bank tem se inserido nas principais atividades de negócios produzidas no estado, como a Feira do Empreendedor, onde cuidou de preço para acesso ao evento.

… O advogado Efraim Filho trabalha para eleger vereadores na Capital se preparando assim para a disputa em 2006 na Assembléia Legislativa.

… Em João Pessoa, cresce os investimentos no mundo da informática, como é o caso da LapTop, em Tambiá, apresentando convidativas novidades do setor.

Última
` O que dá pra rir/ dá pra chorar…´

Leia outros artigos

Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.