Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Paraíba

A nova fase da Mídia depois das Redes Sociais, a crise no mercado e os parâmetros visando regulamentação


02/08/2021

Quem é da geração dos 60 anos para trás sabe o quanto de profundas mudanças o mercado de comunicação vem sofrendo depois da Internet e das Redes Sociais gerando revolução silenciosa atingindo em cheio os veículos e profissionais.

A conjuntura advinda desse novo processo produziu tamanhas mudanças que muitos grandes veículos de comunicação – O Norte, Correio da Paraíba, Jornal da Paraíba (digital tem) já estão sem circulação impressa, portanto, não existem mais e assim o desemprego farto terminou consolidando outra natureza de sobrevivência de profissionais e novos aventureiros, através da nova cultura e realidade de sites/portais/blogs e influencer tube – categoria em evidência.

REGULAÇÃO SIM

Com a nova realidade, consolidou – se também a necessidade do mercado construir uma regulamentação sob Pacto geral com participação dos entes oficiais porque é preciso gerar parâmetros, como história, audiência, condição societária-empresarial, CNPJ ou MEI, quantidade de colaboradores, responsabilidades contratuais porque é desse conjunto que se dimensiona quem é quem no mercado.

Ora, no novo tempo não vale usar só o Ctrl-C / Ctrl- V porque copiar é diferente de produzir largamente, por isso o G1 não pode, por exemplo, ter mesmo parâmetro de milhares de iniciativas em curso precisando sobreviver, mas os valores praticados precisamos respeitar o tamanho e história dos veículos.

Em síntese, os últimos dias foram bem agitados com revelação de planilha da SECOM de João Pessoa que eticamente age com transparência e é quem retroalimenta o combalido mercado privado.

Em síntese, estamos às vésperas de dois editais de licitação na Capital e Estado produzindo expectativa natural porque são fontes de aquecimento mercadológico importantes.

Eis o resumo do moído.


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