Rui Leitão

Jornalista e escritor.

Geral

A maturidade


04/07/2016

Foto: autor desconhecido.

 

A maturidade não tem nada a ver com envelhecimento. A idade cronológica não condiciona alguém alcançar a maturidade. Amadurecemos quando temos consciência de quem somos, e então passamos a encarar as dificuldades e problemas de forma mais segura. O amadurecimento se dá quando temos mais clareza diante das situações que a vida nos oferece.

Somos pessoas maduras ao nos comportarmos compreendendo melhor o mundo em que vivemos em razão de experiências acumuladas. Isso necessariamente não acontece ao atingirmos a idade da velhice. Conhecemos muita gente idosa que tem a mentalidade de uma criança, porque nunca soube ao longo de sua existência adquirir sabedoria pelas experiências. Do mesmo modo existe muita gente jovem que assume postura de amadurecimento, porque já conseguiu alcançar um estágio de autodisciplina interior, convicção intelectual, senso de responsabilidade e dignidade.

Na maturidade sabemos cultivar a paciência e a perseverança. Aprendemos a respeitar para impor respeito. Temos mais firmeza no agir e no falar. Valemo-nos das nossas certezas para dirigirmos melhor o caminhar na vida.

O envelhecimento é a transformação no corpo, ação física do tempo. O importante é que o avançar da idade não permita que a alma envelheça. O ancião de alma jovem é sim uma pessoa madura, no verdadeiro sentido da palavra.

Mas a maturidade pode ser uma conquista que antecede a velhice, basta que haja um bom aproveitamento das experiências e da assimilação das lições de vida.

• Integra a série de crônicas “SENTIMENTOS, EMOÇÕES E ATITUDES”.


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.