Paraíba
A luta pelo fortalecimento da Associação Comercial da Paraíba
15/06/2020
Ao tempo em que trabalhei no PARAIBAN – Banco do Estado da Paraíba, pude construir excelentes amizades que perduram até hoje. Uma delas é Rafael Bernardino de Sousa, atualmente uma das vozes paraibanas mais conceituadas no trato das questões da economia. Ele sempre foi um idealista, um homem apaixonado pelas causas que abraça. Foi sempre assim. Mais recentemente decidiu enfrentar o desafio de presidir a ASCOM – Associação Comercial da Paraíba, entidade fundada em 1874, portanto alcançando quase um século e meio de existência. Já teve seus momentos áureos, mas hoje enfrenta dificuldades que resultam da falta de uma melhor compreensão da importância do associativismo como alternativa de desenvolvimento econômico e de sustentabilidade social em nosso estado.
Rafael é dessas pessoas que não se assusta com obstáculos que se apresentem para concretização dos projetos que decidiu assumir. Mas, percebe-se que ele está um tanto solitário nessa luta. Há poucos dias ele me provocou a compartilhar desse seu esforço em reativar a velha Associação Comercial da Paraíba. O seu fortalecimento não pode ser atingido se não houver empenho coletivo. Predomina aquele antigo ensinamento da sabedoria popular que nos diz: “uma andorinha só não faz verão”. Topei a instigação para ser seu parceiro nessa empreitada.
Para tanto se fazem necessárias duas ações imediatas. Em primeiro lugar, sensibilizar outros paraibanos a se integrarem nessa batalha. E, ao mesmo tempo, desenvolver estratégias que possam despertar nos mais diversos segmentos responsáveis pelo desenvolvimento econômico de nosso estado, a consciência do quanto é significativa a prática do associativismo na formulação de ideias e propostas voltadas para o fortalecimento das atividades empresariais na Paraíba. É na convivência e na troca de experiências entre as pessoas que se encontram as oportunidades para o “fazer melhor”, seja qual for o campo de atividades.
O associativismo pode exercer uma decisiva ação transformadora de realidades. Através dele se agregam interesses individuais que repercutem no comportamento político da sociedade. Age, inclusive, como instrumento de educação cidadã e de convívio democrático. A atuação coletiva, harmonizando posicionamentos e estabelecendo identidade institucional, fortalece o atendimento às demandas dos que se agrupam como associados. É o que se chama solidariedade social no reconhecimento e aproveitamento da multiplicidade e diversidade das potencialidades humanas.
O entusiasmo de Rafael me contagiou e me fez sentir que, na condição de paraibano que ama esta terra, não poderia fugir à sua convocação. Darei a minha contribuição na conformidade de minhas competências. Serei mais do que um parceiro, serei um aliado empolgado nesse trabalho. E aproveito este espaço em que diariamente faço publicação de textos que refletem o meu olhar crítico do mundo e da atualidade, para conclamar tantos quantos me lêem a contribuírem solidariamente com o propósito de Rafael em reerguer a Associação Comercial da Paraiba, fazendo com que ela volte a ser efetivamente a principal instituição representativa das atividades empresariais de João Pessoa e da Paraíba.
O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.