Geral
A história de raça, capacidade e superação do médico Italo Kumamoto, 45 anos depois
13/03/2019

Foto: autor desconhecido.
Quem mora em João Pessoa obrigatoriamente vez em quando ouve falar (de bem) do médico Italo Kumamoto, principal líder do Memorial São Francisco, a fase contemporânea do Procárdio na Av. Epitácio Pessoa e do Instituto Felipe Kumamoto, uma semente do bem para gerar cidadania nos tempos de intolerância.
Italo Kumamoto herdou a essência mitológica da Águia, pássaro de força incomum e que se permite se despedaçar para retornar com todo impeto de pássaro sem igual.
Na Medicina, a partir da Paraíba, Italo é este instrumento de vida e morte renascida na determinação de vencer os muitos monstros da vida profissional e, sobretudo, empresarial onde a industria da Saúde mata gente todo dia.
O DOUTOR DO SOL NASCENTE
Italo é brilhante como sempre fora seus antepassados na ilha de Kyushi, no Japão, onde pontificou o saldo dos Kumamoto, que na versão original seria origem do urso.
Mas o Dr. Italo é a tradução perfeita do Oriente via Japão (Terra do Sol Nascente), conforme Marco Polo, cuja raiz se fincou nos anos 20 na cidade de Princesa Isabel, através de Eije e Marly, para significar vida longa à sabedoria oriental e o atrevimento histórico de José Pereira.
VITÓRIA DIANTE DA DOR
Ninguém se iluda: a fama reconhecida do cardiologista nem de longe encobre minimamente as grandes etapas de provação, como foi a punhalada com o fim da vida precoce de Felipe Kumamoto, sem contar as vezes intermináveis para pagar contas e impostos para fazer o Hospital ser referência.
O fato é que o Memorial São Kumamoto está de pé, firme e forte, rejuvenescendo como a Fênix dos tempos modernos para o bem de muita gente boa e salva naquele hospital.
Aos 45 anos do hospital já é chegada a hora de agradecermos efusivamente pela presença e samurai contemporâneo de Italo com alma, além de vida de monge e pastor de tantos desafios pela vida.
Nada é maior, contudo, do que seu gesto e atitude de ser um médico desbravador e vitorioso, apesar dos pesares, plantando e colhendo amores sem tempo nem lugar de parar de zelar por vidas.
O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.