Paraíba
A força do Axé baiano diante do Frevo pernambucano/paraibano no Folia de Rua atrai até Val Donato
05/02/2024

Val Donato foi uma das atrações do Bloco Viúvas da Torre neste domingo (Foto: Reprodução/Instagram)
A antiga cantilena, segundo a qual “contra fatos não há argumentos”, bem pode ser aplicada às cenas musicais registradas no Folia de Rua nesses primeiros dias, onde o som baiano à lá os ritmos do Axé tem ocupado as ruas muito mais do que o frevo pernambucano/paraibano, por exemplo.
Para se ter uma ideia concreta basta levar em conta o bloco “Imprensados” puxado por Yuri Carvalho totalmente tomado das canções baianas, da mesma forma dir-se-á do bloco “Viúvas da Torre” onde a extraordinária Val Donato aderiu integralmente ao Axé. Senti a falta dos metais e partituras à lá Maestro Chiquito.
De cabo a rabo, quem a acompanhou se surpreendeu com seu envolvimento total ao ritmo baiano não dando espaço qualquer ao danado do frevo. Mas tudo numa boa, normal.
Esse contexto se estende a outros blocos sem contar os maiores, a exemplo de Bell Marques no “Vumbora” dialogando com velhas e novas gerações.
A rigor, essa tendência baiana não traz nem causa nenhum problema à cena musical, mas se faz importante cultuar outros ritmos influenciadores de nossa cultura, pois a multipluralidade sempre produz riqueza artístico-cultural sem dúvidas.
AINDA O CONFETE
No bloco “Confete e Serpentina” na abertura do Folia de Rua predominou o frevo e o samba em noite histórica com a bateria da “Malandros do Morro”, Samba Trio (Seu Pereira, Potyzinho e Chico Limeira), mais Mirandinha e Kojak e a Orquestra “Gambiarra de Frevo”.
Gostaríamos de agradecer às presenças ilustres de todos e todas foliões bem como aos apoiadores – WSCOM, Associação Folia de Rua, Funjope/PMJP e Governo do Estado.
ÚLTIMA
“Queiram ou não queiram os juristas/ o nosso bloco é de fato campeão”
O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.