Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Cultura

A força da cultura no Folia de Rua, os ajustes indispensáveis na abertura e a transformação singular da Central de Polícia em Escola de Artes


10/02/2023

 

A abertura do projeto Folia de Rua com saída de blocos raízes na 5a feira ingrata, a exemplo do Anjo Azul, Maluco Beleza, Pinguim e Confete & Serpentina diante da apoteose do show de Margareth Menezes, no Ponto de Cem Réis, diante dela muito empoderada musicalmente, provou por A mais B que a força artística impõe reconhecimento ao mesmo tempo ajuste para que volte a sexta-feira como data de saída dos blocos fundadores da Folia.

Não se trata de birra, mas de bom senso porque os pequenos blocos são prejudicados saindo na 5a feira deixando a 6a como véspera do descanso no sábado para Bell Marques privilegiado indevidamente em detrimento dos blocos fundadores. “Vumbora” tem musculatura própria, fatura alto e pode sair qualquer dia fora da sexta, que precisa ser dedicada aos fundadores.

É preciso ajustar esse fato em 2024.

SHOW EXTRAORDINÁRIO

Quem não foi ao bloco Confete & Serpentina, na Praça Dom Ulrico, ao lado da Basílica e defronte ao Parque Tecnológico “Horizontes da Inovação”, por exemplo, perdeu uma oportunidade extraordinária de conviver com a fina flor artistico-cultural de Polyana Rezende, Mirandinha, Totonho, Chico Limeira, Kojak, Potyzinho, Luiz, Alisson e grupo em performance de gente grande, qualificada.

Repertório qualificado, inclusive com músicas autorais da Praça fazendo sucesso, fez da apresentação desse elenco formidável uma noite de celebração fechada com a Orquestra Gambiarra de Frevo, da maestrina Márcia.

Showzaço.

ALÉM DA FOLIA, A ATITUDE

Durante o bloco, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, informou da satisfação de participar nesta sexta-feira da inauguração da Escola de Artes no Centro Histórico onde anos atrás foi o Palácio da Aviação e, ultimamente, a Central de Polícia.

O fato é que o governador João Azevedo está consolidando uma transformação muito especial trocando o ambiente hostil de presos na Ex- Central de Policia pela ambiência educativa em nome das artes formando novas gerações distantes de apenados.

É preciso fazer justiça e dizer que quem fez o lançamento foi o ex-governador Ricardo Coutinho, mas a consolidação na prática teve a gestão operosa e eficiente de João Azevedo.

E eis mais uma dobradinha ( CL /JA) pondo em prática ações a merecer reconhecimento em face das realizações.

É isso.

TAMBÉM RUY CARNEIRO

Pelo bloco passaram muitas figuras, a exemplo do deputado federal Ruy Carneiro, novo secretário Executivo do Consórcio Nordeste, Anselmo Castilho, presidente do Conselho Municipal de Combate às Drogas, Inise Machado, etc.

ÚLTIMA

“Aí que saudade/ dos carnavais / dos tempos de outrora…”


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.