Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

A Fatia que Falta


17/12/2003

Foto: autor desconhecido.

A Paraíba está diante de uma oportunidade ímpar de dar passos de referência a mais como vanguarda setorial com a instalação, amanhã, do Conselho Estadual da Ciência e Tecnologia e do Instituto Semi – Árido, instâncias consultivas e de elaboração capazes de sustentar a produção paraibana com respostas econômicas internacionais.
    
Há tamanho respeito ao universo produtivo paraibano na área, tanto que o Ministro Roberto Amaral, hoje um interlocutor a prestigiar as relações de negócios do setor de Campina Grande com a China, por exemplo, já confirmou presença nesse ato memorável.
    
A relevância do que este momento representa induz à indagação sobre qual a fatia de participação real dos cientistas e da própria UFPb, Campus I, especialmente, na influência direta na elaboração das políticas de C & T de agora em diante.
    
A abordagem é pertinente porque, quando se trata de discutir Ciência e Tecnologia, a impressão predominante na sociedade é de que tudo só acontece na UFCG – no Centro de Tecnologia – de excelência, por sinal – o que não é verdadeiro.
    
O Campus I, sobretudo o CCEN e CT, se mantém produzindo teses e inventos consistentes no mundo científico, mas como inexistem estratégias de Unidade do setor, menos ainda estrutura de marketing e relação interativa com o mercado externo ( da UFPB, do Estado e do País) é como pouco significasse.
    
Aqui não se discute mérito nem conteúdo – pois nas duas universidades existem excelências científicas – só que é preciso que o Mundo saiba que também na UFPb, Campus I, a ciência produz vanguarda do conhecimento.
    
O que difere, se não estou sendo injusto, é a natureza do foco da área de conhecimento e do processo histórico de cada uma dessas instâncias universitárias. É evidente, óbvio ululante, que Campina disparou no mundo da engenharia elétrica, derivando para a automação com investimentos espetaculares no intercâmbio com a Índia, Alemanha, EUA, etc., gerando hoje a importância que tem.
    
Só que, também na UFPb há força vanguardista nas Ciências Exatas, especialmente, e de Tecnologia – vide diversos cursos, como mecânica, computação, etc, entretanto, sem conhecimento sequer do próprio Campus.
    
É esta realidade que pode ser mudada para crescimento coletivo da comunidade científica na Paraíba com este instrumento a ser deflagrado pelo governador Cássio Cunha Lima. Se faz indispensável a UFPB sair do casulo, dizer a que veio e a que serve na área da Ciência e da Tecnologia adotando métodos de visibilidade acadêmica, científica, mas de interação mercadológica sem a qual nada se sustenta.
    
Eis o desafio de Cássio e, mais especialmente ainda, da UFPb.
    
Em tempo: não invoquem bairrismos inconseqüentes, mas o somatório de ações comuns dos dois excelentes campi.
    
Ministeriável
    
Mais uma vez, ontem, o dia foi de confabulações e boatos de que o senador José Maranhão entrou com consistência na lista dos ministeriáveis do PMDB.
    
Nem o senador, muito menos o outro senador, Ney Suassuna, confirmava a informação, cuja cotação subiu.
    
Júlio, na Sudene
    
O estrategista Júlio Rafael (PT) já está em pleno exercício na diretoria executiva da Adene – hoje em ritmo de preparação para voltar a ser Sudene, agora redimensionada, com novos papéis e objetivo.
    
Júlio Rafael, na verdade, tomou posse quinta-feira e já está passando toda a semana em Recife.
    
Aliás, ontem, teve o desprazer de ser assaltado numa farmácia da capital pernambucana.
    
Briga no leite
    
A distribuição do pão e leite, fruto de programa dos governos federal e estadual, anda produzindo zoada e crise política, diante de prefeituras que resolveram exigir para si o papel da entrega.
    
Ontem, a presidente da FAC, Vera Lucena, estava uma arara com algumas prefeituras, que não as revelou, mas disse que a distribuição será feita sem influência política.
    
Pádua no TRE
    
O Tribunal de Justiça formalizou ontem o que já se esperava: o desembargador Antonio de Pádua Montenegro passa a partir de agora a ser o vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral.
    
O remanejamento protocolar previsto produz a saída do presidente desembargador Júlio Aurélio e a conseqüente ascensão do desembargador Marcos Souto Maior.
    
PT organizado
    
Faz tempo, o improviso deixou o Partido dos Trabalhadores. Ontem, o Grupo de Trabalho Eleitoral de João Pessoa anunciou a distribuição de setores em organograma estratégico já de campanha.
    
São eles que passam a elaborar o Plano de Governo de Avenzoar Arruda.
    
Umas & Outras
    
… O deputado Manoel Júnior tomou gosto pela candidatura a prefeito de João Pessoa. Ampliou consideravelmente sua agenda pelos bairros.
    
… O Secretário do Trabalho, Armando Abílio, em ação siamesa com a Adjunta, Isa Arroxelas, expôs ontem um balanço do setor em 2003.
    
… Ontem, um estudante selecionado para o Ballet Bolshoi encheu os olhos de todos os que se viram diante dele ao receber o diploma e a confirmação de que vai estudar em Blumenau.
    
… Por uma razão simples: ele é filho de presidiário e de mãe com problemas mentais.
    
… Os demais, justiça seja feita, também produziram sentimento de pranto.
    
… O governador Cássio Cunha Lima confirmou presença no programa `Abra o Jogo´, hoje, das 12h30 em diante.
    
… O Ministério Público tem novo Procurador de Justiça. Trata-se de Doriel Veloso.
    
Última
    
` Ou virá dos olhos teus/essa cor que azuleja o dia…´


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //