Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

A expectativa no TJ e o ritmo da campanha


20/07/2014

Foto: autor desconhecido.

{arquivo}Embora seja um assunto restrito ao Judiciário em si, a sessão desta segunda-feira tem chamado a atenção de todo o segmento porque o Pleno vai examinar e decidir sobre o mecanismo de sucessão na presidência do Tribunal de Justiça no Estado, diante de uma formulação de questionamento pedindo para dirimir se, se mantém no status quo atual – ou seja, a escolha se dê pela ordem de antiguidade ou, noutro formato, todos os 19 desembargadores possam ser elegíveis.

Aparenta ser um assunto simples, mas não é porque tem gerado articulações e desdobramentos de vários níveis no TJ.

Há quem advogue a tendência nos Tribunais de se abrir para o voto a todos os desembargadores – alguns até mais radicais buscando que a eleição seja direta com a participação de desembargadores e juízes e, por fim, quem considere a necessidade de acatamento da anualidade, ou seja, de que aplicação de uma hipotética mudança das regras só se dê na eleição seguinte, e não a de agora.

Não há consenso prévio, embora todas as tendências sejam abrigadas. Mas o fato é que pela vigência do rito até a presente a sucessão da presidenta Fátima Bezerra Cavalcanti se daria pelo desembargador Márcio Murilo, mais antigo, entretanto, a proposta levado ao Pleno requer que todos os desembargadores possam ser elegíveis.

No decorrer do dia, haveremos de ter o Veredicto da Douta Corte, como dizem os juristas do bairro da Torre.

RITMO DE CAMPANHA

Todos os candidatos majoritários e na proporcional têm sido vistos em plena atividade de campanha pelas diversas cidades. Os candidatos consideram “Nanicos” também entraram nessa dinâmica.

Pela ordem alfabética, Cássio passou o dia entre contatos e adesivagem em João Pessoa – em Mangabeira e Oitizeiro, especificamente, animado – segundo contou o vice Ruy Carneiro, pelo que atribuiu “sentimento de mudanças em curso”.

O governador Ricardo Coutinho ao lado de Lucélio Cartaxo tem estado em diversas atividades de rua na Capital e no Interior. No sábado, por exemplo, esteve em Bananeiras e Areia animando a militância.

Já o candidato Vital do Rego Filho deflagra nesta segunda-feira uma ofensiva visando ampliar a mobilização dos correligionários, especialmente com a chegada de Michel Temer como presidente recomposto no PMDB trazendo a campanha de Dilma para as ruas.

UMAS & OUTRAS

…Antes que esqueça: estive no Concerto da Sinfônica e acabei bem impressionado com a recuperação do Espaço Cultural. Não deu para ver como estão os teatros, mas a impressão primeira da área voltada aos grandes shows é de que houve um trabalho qualificado.

…Envolvido com arte e cultura, eis que estivemos também no Festival de Artes de Areia – evento importante, sem dúvidas, envolvendo pessoas de diversos lugares. Mesmo diante da relevância sai com a impressão de que a cidade não aderiu ao Festival. Uma pena!

…Aurélio, o Chef de Cousine famoso, está residindo e com restaurante em Areia. De primeira qualidade. Quem se acostumava a comer somente galinha, bode, etc, agora pode pedir Carré e todas as iguarias saborosas de quem deu status à gastronomia da cidade.

…A consultora e empresária Fernanda Melo ao lado de seu companheiro e industrial Corinto Lira Filho têm buscado dinamizar o Turismo do Brejo, em especial de Pilões, retomando atividades de engenho, gastronomia e até futuros projetos imobiliários. Tem futuro.

ÚLTIMA

“Tô vendo tudo/ to vendo tudo/
Mas bico calado faz de conta que sou mudo…”


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //