Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

A exorbitância do TCEPB e as festas como Economia


24/06/2015

Foto: autor desconhecido.

CAMPINA GRANDE – Em dia de apresentação de um dos melhores forrozeiros do pedaço – o cantor e compositor Chico Sales, sousense morador do Rio de Janeiro -, são muitos “babados”, conversas, etc, sobre os rumos da política por aqui e nos diversos lugares. Um assunto chamou a atenção com força, que foi a declaração do ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado afirmando estar no forno do TCE várias medidas, algumas até capaz de determinar o fim dos festejos juninos em algumas cidades.

Sem tirar nem por tal declaração expressa a contramão e exorbitância por ventura adotada pelo TCE porque sua condição indispensável na fiscalização das contas publicas não tem amparo para chegar a esses exageros ferindo diversos princípios, inclusive o da autonomia de Poderes.

O QUE DISSE O EX-PRESIDENTE

Umberto Silveira Porto falou ontem sobre as licitações feitas para contratações de grandes atrações em períodos como o São João.

De acordo com ele, o TCE tem baixado resoluções para orientar os prefeitos e até vedar a realização de festas em municípios que, estejam em situação de calamidade.

Entretanto, o ex-conselheiro do TCE explicou que, em alguns casos, a receita que o município aufere com o fluxo de turismo é superior as despesas com a festa. “Essa é uma questão delicada. Não é aconselhável que municípios em difícil situação realizem grandes eventos, porém, os festejos trazem também vantagens”, disse em entrevista.

Em síntese, uma coisa é agir para evitar desvios, outra coisa o Tribunal se intrometer na radicalidade de medidas que possam tirar de prefeituras sua autonomia para realizar festejos, como os de São João e São Pedro – tradicionais em nosso calendário.

ECONOMIA COMO FATOR REAL

São diversos os municípios nos quais a gestão publica combinada com o incremento da iniciativa privada tem gerado economia proativa em torno dos festejos juninos.

Campina Grande, Bananeiras e Patos têm se destacado cada uma à sua maneira com atratividade distintas e provocando multiplicação de dinheiro para girar a economia.

Em Bananeiras, sob a gestão do prefeito Douglas Lucena, a cidade se transformou com nova vocação para o turismo qualificado a partir de Condominios de Luxo e de serviços em torno deste encaminhamento de divisas.

UMAS & OUTRAS

…O prefeito de Bananeiras deixará o PPS para se filiar ao PSB.

…O vice também sairá do partido PSC e deve ingressar no PMDB.

…Nonato Bandeira revela tranquilidade e diz que não está ansioso para definir rumos da sucessão em 2016. Vai esperar ao máximo.

ULTIMA

Ô forro daqui é o melhor do que o seu…”


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.