Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

A estrutura de Avenzoar


06/12/2003

Foto: autor desconhecido.

Depois de unir todo o PT em torno de sua pré-candidatura, sem questionamentos internos como antes, Avenzoar Arruda dá sinais de que a tática para conquistar as condições de disputa na Prefeitura de João Pessoa está em garantir estrutura e construir discursos com novo foco.
    
Antes de chegar na essência em si do discurso, vale anotar alguns movimentos dados por Avenzoar e o PT consolidando meios e objetivos de campanha. Como a Coluna já havia antecipado, a estrutura já dispõe em João Pessoa de um administrador de campanha oriundo de Curitiba com a função especifica de organizar o rumo.
    
Fruto também desse novo momento petista, a pré-candidatura de Avenzoar está na fase final de acertar o trabalho de marketing político do publicitário Stalimir Vieira, gaúcho residente em São Paulo, ex-responsável pela campanha do ex-governador Roberto Paulino.
    
Fonte segura garante que o acordo operacional entre Avenzoar e Stalimir já se efetivou na semana concluída, depois de demorado téte a tete.
    
A arrumação preliminar produzida pelo PT deixa claro que já não trata o universo em busca do poder pelo fogo pátrio de antes gerando calor no palanque mas sob efeitos do amadorismo conjuntural.
    
Está claro com os movimentos do partido e de Avenzoar que o timing de agora passa a desnudar a busca do discurso distinto, formulador e propositivo, para poder distinguir Avenzoar revigorado na conduta e tratamento dos problemas da cidade, diferentemente das campanhas anteriores onde o que valia era descer a lenha na situação.
    
O caminho buscado pelo PT na Capital reflete também os efeitos da condição vigente do partido ser governo pleno no nível federal, daí não ter condições de posicionar-se como estilingue de uma realidade da qual é vidraça mesmo.
    
É dentro desse escopo inusitado, que leva o PT ser governo e oposição distintamente em nível de país e de cidade, respectivamente, a base real a forçar Avenzoar a descobrir o jeito convincente para ser a alternativa adequada diante de Situação e Oposição já existente radicalizando-se a cada dia.
    
Por enquanto falta calor, aliás há tempo os petistas não são absolutos no domínio do debate local, na perspectiva de reinserir o candidato Avenzoar como alternativa futura real de poder.
    
Pelo visto, a casca já está se vestindo, mas precisando de miolo discursivo convincente.
    
Eleições na UFPb l

Mesmo com quatro nomes lembrados para a disputa pela Reitoria da UFPb – Luiz Renato, Maria José, Orlando Villar e Rômulo Polari – ainda será preciso entender para onde vão os votos de lideranças do movimento docente.
    
Qual será o caminho dos dirigentes atuais da Aduf; da mesma forma como Cida Ramos se posicionará? – perguntas assim fluem sem parar na Universidade.
    
Eleições na UFPb II

No contexto vale ainda esperar para ver como se comportará o atual reitor Jader Nunes. Apesar do desgaste acumulado com o pedido de aposentadoria, que lhe tirou o respaldo no debate interno sobre questões básicas da UFPb, Jader tem sua cota expressiva por vários fatores.

Para onde ele pender – provavelmente na direção de Rômulo – há perspectiva de ganhos e de perdas.
    
Dunga em Cabedelo
    
O deputado federal Carlos Dunga anunciou ontem que o PTB está desembarcando com toda a estrutura possível para transformar a pré-candidatura de Sebastião Plácido como nome a disputar a Prefeitura de Cabedelo.
    
Quer mais: acha plenamente possível faze-lo vencedor da eleição.
    
Os dois outros nomes do páreo são Dr Junior (reeleição) e José Régis.
    
Convenção do PMDB
    
O presidente regional Haroldo Lucena anda animado com as articulações que vem produzindo com os diretórios municipais às vésperas da convenção estadual.
    
Para ele, cresce gradativamente a euforia interna quanto a possibilidade de vitória em diversos municípios.
    
Mesmo assim precisa agradar mais ao presidente do partido na Capital, Gervásio Maia, ainda magoado com encaminhamentos internos na legenda.
    
Umas & Outras

… A Três Comunicação vai trabalhar para o Governo do Estado, mesmo não sendo pré-qualificada.

… A crise afetou em cheio boa parte dos lojistas do Manaira e Tambiá Shopping gerando inadimplência a inquietar os proprietários dois mega estabelecimentos.

… Já o presidente da CDL, Lindemberg Vieira, se diz esperançoso de reaquecimento da economia nos próximos dias, mas anda fazendo projeções com cautela, sem euforia.

… A propósito, o comércio vai funcionar a partir deste fim-de-semana todos os dias até o final do ano.

… O presidente da Companhia Docas de Cabedelo, Paulo Monteiro, tem opinião firmada de que os negócios a partir de 2004 tendem a se ampliar na unidade portuária com a constituição do Polo Pesqueiro.
    
Última
    
` Pra que rimar amor e dor…´
    
    


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //