Geral
A eleição, o recurso e a lição
13/09/2007
SÃO PAULO – O deputado estadual Jeová (PT) anunciou hoje a decisão do jurídico do Partido dos Trabalhadores de recorrer da decisão do plenário da Assembléia Legislativa elegendo por antecipação os mandatos da futura Mesa Diretora sem a participação de membros da Oposição, como comumente se viu em termos de Mesa eclética nas negociações da Casa.
É que a Oposição de olho no poder conversou muito e operou muito aquém do queria dando margens à base aliada do Governo fazr barba, cabelo e bigode.
Pelo que argumenta o atento parlamentar cajazeirense, os advogados estão ainda elencando os aspectos capazes de reformular a decisão que permitiu novo mandato ao atual presidente Artur Cunha Lima por antecipação. Somente nas próximas horas essas causas serão expostas.
Pelo que tenho ouvido da Oposição, pode ser que um dos argumentos incida sobre a tese de que a norma vigente para a eleição de Rômulo Gouveia da vez passada o inaugurador desse artifício para quem tem voto e sabe conduzir as coisas não se aplica agora, o que, também em tese, parece argumento frágil do ponto de vista da novidade.
Jeová e a Oposição vão manter o recurso, a zoada, a contestação, mas precisam se lembrar que o comparecimento de 10 deputados oposicionistas na referida sessão teve um caráter avalizador diferentemente do que se diria se eles, por estratégia, tivessem ficado de fora, ou seja, se ausentado da votação.
Para quem acompanha as historias intermináveis da política paraibana, fica como advertência a observação e fato de que a base do Governo está articulada, coesa e pronta para briga, mesmo com as expectativas da Oposição de que o TSE mantenha a cassação do governador Cássio.
Na prática, pelo menos até agora, não há nenhum sinal de desistência ou recuo do Governo nem na própria administração, nem na Assembléia ou outro ambiente de disputa.
É o tipo da coisa, como se diz lá na Torrelândia, cochilou o cachimbo cai.
O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.