Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

A disputa nacional e os efeitos nos Estados


30/07/2014

Foto: autor desconhecido.

RECIFE – É perceptível a força partidária dos candidatos que de certa forma estão no exercício dos Governos – isto no quesito de estrutura de campanha – porquanto a disputa presidencial em curso projeta a natureza de uma guerra inigualável para o comando do Poder no País, onde na atualidade pontificam mais o enfrentamento entre Dilma Rousseff e Aécio Neves tendo suas influências e relativas repercussões nos Estados, entre eles a Paraíba.

Se reparar direito, as bases estaduais tendem mesmo a priorizar a disputa da aldeia na busca de ascensão real ao poder, mas em que pese esse fator local o maior dos embates é mesmo pelo Governo Central, onde projetamos uma luta fraticida nos próximos dias.

Neste aspecto, o Brasil vai estar diante de projetos antagônicos na essência e modo de pensar e conduzir os destinos da Nação, a partir das políticas públicas nos vários níveis porque um País da dimensão do Brasil certamente que atrai os interesses externos de todas as matizes, inclusive ideológicas, mas de matriz econômica, sobretudo.

De agora em diante, mais depois do Horário Eleitoral, haverá a oportunidade do eleitorado conhecer a fundo a essência dos candidatos e o que eles representam para o futuro do País sabendo-se de antemão que o enfrentamento entre os dois projetos (PT e PSDB) deve presidir os maiores espaços, posto que Eduardo Campo não empolga.

NOS ESTADOS, A PARAIBA

O governador Ricardo Coutinho vive um problema forte na relação com a disputa nacional porque é amigo particular do presidenciável Eduardo Campos mas, na Paraíba, não tem feito campanha aberta em favor do Socialista porque aposta as fichas numa aliança com o PT.

Só que essa coligação depende de decisão da Justiça Eleitoral devendo tudo se resolver até segunda-feira porque há, no TRE/PB, petição do PT Nacional recomendando a aliança com o PMDB.

DECISÃO ESPECIAL

Mesmo com todo o empenho do prefeito Luciano Cartaxo para levar o apoio geral dos vereadores à campanha de Dilma, Ricardo e Lucélio, ficou claro em reunião, ontem à noite, que será dificílimo o lider petista levar o reforço à candidatura de Ricardo ao Governo.

Na exposição pessoal dos vereadores, a maioria disse ser impossível votar e apoiar Ricardo por conta de contenciosos do passado. Vários revelaram apoio a Cássio.

De sorte, que vingou o apoio a Dilma/Lucélio, que passa a ter de agora em diante um reforço importante a partir da Capital.

UMAS & OUTRAS

…É visível, na capital pernambucana, a supremacia visual do candidato Paulo Câmara sobre Armando Monteiro. Este “excesso”, contudo, começa a repercutir negativamente. Armando se mantém com 40% das intenções contra 8% do candidato de Eduardo.

…Milton. Eis o nome do coordenador da campanha de Evaldo Costa na Paraiba. Pessoa do bem.

…Domiciano Cabral estava preparando seu filho para ser candidato há meses.

ÚLTIMA

“Eu gosto de Juazeiro/ mas adoro Petrolina…”
 


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //