Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

A disputa da Câmara Federal na Paraiba


12/01/2015

Foto: autor desconhecido.

Às vésperas da chegada do deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ) em João Pessoa, nesta quarta-feira, não é demais tratá-lo neste momento como o favorito para a presidência da Câmara Federal como nome que se contrapõe ao PT e ao Governo Dilma, mesmo tendo o vice-presidente Michel Temer como de seu partido.


Eduardo Cunha conquistou a simpatia da maioria do PMDB e hoje gravita em outras legendas. É disciplinado, articulado como poucos e estrategista: quer, na hipótese de segundo turno, contar com o apoio da Oposição mais radical fechada com Júlio Delgado, do PSB.

Só que, de uns dias para cá, entrou em cena o ex-presidente da Casa, Arlindo Chinaglia, começando a ampliar suas bases de apoios de forma surpreendente.

Para objetivar a compreensão, tomemos como parâmetro a Bancada Federal da Paraiba. Dos 12 deputados federais, antes Cunha tinha o apoio maciço dos parlamentares. Agora, com Chinaglia na parada as coisas mudaram de rumo.

Eduardo Cunha conta seguramente com Manoel Júnior, Hugo Mota, Efraim Filho. Pedro Cunha Lima e Benjamim tendem a esse posicionamento, mas precisam ratificar.

Tem o caso de Wellington Roberto tendente a Cunha, mas só que o PR fechou com Arlindo Chinaglia, que por sua vez contará com o voto de Luiz Couto, Aguinaldo Ribeiro, Romulo Gouveia (o PSD fechou com Chinaglia) restando Damião Feliciano, este devendo acompanhar o pedido do governador Ricardo Coutinho) e Veneziano Vital muito tendente a Arlindo por conta de compromissos do passado. Quando prefeito de CG, o petista apoiou muito o lider campinense.

Há ainda Wilson Filho, pró Cunha, mas com o pedido de Lula dificilmente ele resistirá.

Tomando por base a Paraiba, a tranquila eleição de Eduardo Cunha deixou de sê-la, mesmo ele sendo favorito.

GALDINO CONSOLIDA VANTAGEM

Nesta terça-feira de sol escaldante, o deputado estadual Adriano Galdino consolidou dois apoios, afora os 21 constantes em lista passada a limpo todo dia, embora insista em não revelar por enquanto.

Ele foi visto com o deputado Gervásio, o presidente na sequencia, numa reunião com sorrisos à vista.

Mesmo assim não canta vitória, trabalha sem parar.
RUY: PSDB UNIDO

O presidente estadual do PSDB, Ruy Carneiro, saiu de reuniao com os deputados estaduais do partido seguro de que há unidade de posição entre eles para se manterem na Oposição ao Governo Ricardo votando em bloco na eleição da Mesa Diretora.

Segundo ele, Camila Toscano, Bruno Cunha Lima, Tovar Correa Lima e Dinaldinho Wanderley estão coesos e firmes na Oposição.

ULTIMA
"Pode vir quente/que eu estou fervendo…"

O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.