Paraíba
A dedicação aos estudos sobre Brasil, Holandês transforma Antonio Augusto no maior pesquisador vivo sobre Elias Herckmans; Marlene conclui livro
07/09/2022
Na avenida Goiás, no Bairro dos Estados, em João Pessoa, habita um casal de artistas, professores e estudiosos da história e das artes, mais recentemente sobre o legado holandês no Nordeste, em particular na Paraíba, a consolidar na vida real a dedicação sem igual de estudos apontando um saldo extraordinário. Em tempo: o filho deles é além-mar.
Esta é a síntese do professor emérito Antônio Augusto Almeida e da artista plástica Marlene Almeida, ambos extremamente envolvidos em pesquisas distintas, mas muito profundas sobre a influência do Brasil Holandês no Nordeste em fase de conclusão de livro histórico e sem igual. A casa/museu/ateliê deles é uma obra prima.
Na mesma dimensão de estudos, profundidade e foco na pintura está o livro de Marlene Almeida tratando da base das cores e a influência da terra na construção das artes em fase final de produção.
A HOLANDA EM SI
Poucos espaços e/ou bibliotecas públicas e privadas dispõem do acervo do casal sobre a influência holandesa, há anos recebendo o reforço muito importante do artista plástico vanguardista José Rufino, estimulador-mor dos projetos dos pais, em especial no trato do acervo sobre a Holanda nordestina, bem como os estudos da mãe.
Antônio Augusto acumula muito material exclusivo, sempre influenciado pela trajetória e sabedoria do holandês Elias Herckmans, então governador da Parahyba, e de muitos outros estudos holandeses, como os de Gaspar Barleo.
SEMINÁRIO DIAS 19 e 20
O IPHAEP anda tomado de ações de bastidores para realizar dias 19 e 20 de setembro de Seminário sobre o Brasil Holandês com muitas palestras e luz de professores dedicados entre eles, do professor Carlos Azevedo.
O seminário, que deve contar com a presença de Marlene e Antônio Augusto, deve ter a presença da Cônsul da Holanda de Recife.
ÚLTIMA
“Cada um dá o que tem…”
O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.