Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Política

A decisão radical do MDB de afastar o Decano Roberto Paulino só amplia a crise, pois a truculência não resolve a democracia


11/04/2022

Na cena política e partidária da Paraíba, de todos os líderes existentes em militância na atualidade, ninguém, nenhum deles tem a história de luta e coerência em favor da Democracia mais evidente do que o ex-governador Roberto Paulino. Detalhe: sempre no MDB Velho de Guerra.

Nem mesmo quando o partido liderado pelo probo líder José Maranhão resolveu apoiar Bolsonaro não contou com a adesão do vice-presidente estadual, agora degolado politicamente pela inabilidade de se conviver com a divergência.

Poucos das novas gerações sabem o significado de ter sido Líder no MDB nos tempos obscuros da Ditadura. Roberto nunca deixou de estar coerente ao lado de Mariz, Humberto Lucena, Ronaldo Cunha Lima e Maranhão na defesa das liberdades democráticas.

COM LULA PRIMEIRO

Em 2002, também poucos se lembram, mas Roberto Paulino abrigou no seu palanque de candidato ao governo contra o ex-governador Cássio, simplesmente a figura de Luiz Inácio Lula da Silva – nesta disputa dando a vitória ao líder petista.

Antes disso mesmo, em 1998, Roberto estava no comando da campanha de Maranhão abrigando ninguém mais, ninguém menos do que Lula na Paraíba.

SÍNTESE E EFEITO

O jovem senador, brilhante orador e líder Veneziano Vital, exagerou na dose ao querer expurgar quem diverge circunstancialmente com ele da forma posta sem diálogo nem negociação.

Roberto Paulino é a história viva e contemporânea a merecer respeito por sua trajetória inigualável no MDB e fora dele. Certamente que o Poder “pode tudo” menos manchar a história e deixar de reconhecer o papel determinante do ex-governador para o partido chegar até aqui.

A rigor, trata-se de uma grosseira desmedida que somente a história saberá reparar.

ÚLTIMA

“Cada um dá o que tem…”


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //