Política
A conduta firme de Hugo Motta e Alcolumbre diante da insubordinação ilegal de oposicionistas recompõe trabalhos
07/08/2025

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
O clima no plenário da Câmara Federal passou a conviver com “normalidade” regimental da quarta-feira à noite em diante, ao ter o presidente da Casa, Hugo Motta, reassumido a presidência da Casa em meio a tumultos promovidos por parlamentares oposicionistas invadindo e querendo impor pautas sem anuência da Mesa.
Quem esteve próximo ao plenário na noite da quarta-feira se impressionou com o clima de tensão e medo diante do clima com dificuldades para o presidente sentar à cadeira principal e tocar a sessão, mesmo que por pouco tempo.
Guardadas as proporções, o mesmo precisa ser dito do presidente do Senado, Alcolumbre, ao confirmar retomada dos trabalhos nesta quinta-feira, agora em condição remota para fazer valer o regimento da Casa.
INVASÃO E ILEGALIDADE
A obstrução é um artifício previsto nas normas legislativas mas sem impedir o funcionamento regimental da Casa, sobretudo quando se quer impor na marra a Anistia para os infratores do 8 de Janeiro e impeachment do ministro Alexandre de Morais.
Ainda haveremos de acompanhar novos fatos de rebeldia regimental, mas com a firmeza exposta pelos presidentes a dura fase de crise será enquadrada na normalidade dos trabalhos legislativos previstos em lei.
REFORÇO
Quem esteve com o senador Veneziano Vital foi o ex-prefeito de Cajazeiras, José Aldemir, levando pleitos da cidade à Brasília.
Chama a atenção o fato de que Aldemir fora muito ligado aos Ribeiro e agindo assim demonstra outro alinhamento político.
É isso.
ÚLTIMA
“O olho que existe/ é o que vê”
O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.