Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Cultura

A Arte e Cultura assumem status de Economia Criativa pujante na Paraíba abrigando a interiorização; eis um novo tempo à vista


05/09/2023

Ao longo do tempo, sempre se fez lugar comum repetir – se que o estado da Paraíba, muito mais que a Capital e Campina, é um celeiro vivo de artes e artistas ao montão a merecer trato qualificado, através de políticas culturais públicas, para fomentar e fortalecer as iniciativas pela via do que se conceitua de Economia Criativa.

 

Este é o panorama real da atual conjuntura diante de uma decisão política arrojada do governador João Azevedo em sintonia com as políticas federais de Cultura do Governo Lula atraindo, a partir desta terça-feira, a bagatela de R$ 50 milhões como investimento efetivo abrigando, inclusive, recursos para ações no Interior do Estado.

 

A ESSÊNCIA

 

Pelo que foi amplamente divulgado,

na solenidade, que começa às 10h, no Cine Banguê (Espaço Cultural), em João Pessoa, vão ser assinados o II Edital de Mostras e Festivais de Cinema da Paraíba, a 2ª chamada do Programa Arte na Bagagem, o Edital do Programa ICMS Cultural e os 13 editais para execução da Lei Paulo Gustavo.

 

João Azevêdo também vai assinar o próprio Decreto de Regulamentação da LPG e as convocatórias para as próximas eleições do Conselho Estadual de Política Cultural e para a Conferência Estadual de Cultura, neste último caso atraindo a reunião conclusiva para Campina Grande.

 

Em síntese, de agora em diante, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB) disponibilizará em sua página eletrônica, no Portal do Governo do Estado, todos os editais, formulários de inscrição de mais anexos de todos esses programas e ações. Os links de acesso serão divulgados nas redes sociais da Secult.

 

DEMOCRATIZAÇÃO

 

Embora não haja visibilidade do tamanho existente, mas há tempo que o Secretário de Cultura, Pedro Santos, percorre as diversas regiões do Estado dialogando e valorizando a produção nos vários lugares democratizando o acesso às políticas de incentivo cultural.

 

Em síntese, hoje é um dia para se marcar no calendário como data especial do que só precisa preservar e avançar sempre incluindo.

 

ÚLTIMA

 

“Quem sabe faz a hora/ não espera acontecer”


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.