Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

A análise sobre as chances de Paraibanos no Governo Dilma


11/11/2014

Foto: autor desconhecido.

Por caminhos e circunstâncias especiais, três paraibanos passaram a ocupar espaços nobres nos Sites e Blogs nacionais e da Paraiba, especialmente o WSCOM. São eles, por ondem alfabética: Aguinaldo Ribeiro, Chico César e Vital do Rego Filho.

Vamos à análise, um a um, começando com Chico César, o nome mais recente da parada, com seu nome apontado para o Ministério da Cultura no lugar da Marta Suplicy. Essa hipótese passou a ser construida depois da performance de CC no evento de apoio dos artistas à candidatura à reeleição de Dilma Rousseff em ato no Rio de Janeiro.

A rigor, pelo que apuramos nos vários niveis de contextualização fora e dentro do Governo, em especial no PT, todo o cenário a envolver Chico é fruto de articulação de petistas ligados aos movimentos culturais. Só que, a dados de ontem e de hoje, o nome mais forte é o do ex-Ministro Juca Ferreira.

Detalhe: foi a própria Dilma Rousseff quem chamou Juca Ferreira, que estava em Salvador, para montar a proposta de Cultura para seu Plano de Governo e tocar a campanha, sobretudo no segundo turno. Daí, cada um faz a conclusão que melhor aprover, mas realismo é realismo sem demérito nenhum ao grande paraibano catolaico.

CASO AGUINALDO

O futuro do deputado federal reeleito passa por uma conjuntura forte em pleno exercicio e enfrentamento, que é a disputa pela presidência da Câmara Federal, onde o Palácio do Planalto e Dilma fazem de tudo para desalojar o destemido deputado ferdral Eduardo Cunha, do PMDB.

Como Dilma precisa do PP na Câmara certamente a escolha da indicação do Ministro passe exatamente pelos deputados federais e não senadores, mesmo sabendo-se da alta habilidade do senador Ciro Nogueira.

Há que se acrescentar o prestigio pessoal alcançado por Aguinaldo desde quando ministro. Ele foi um dos poucos convivas presentes à apuração no segundo turno, em pleno Palácio ao lado de Dilma, Lula, João Santana e poucos ministros. Aliás, uma Alta Fonte do Planalto nos mostrou a foto exclusiva com a presença do paraibano nesse momento especial.

Trocando em miúdos, as chances de Aguinaldo voltar a ser ministro se mantêm em alta pelas razões expostas.

VITAL DO REGO FILHO

A cotação do senador de Campina Grande se dá por vários fatores e até seu papel Coringa jogado na conjuntura. Como o Planalto quer derrotar Eduardo Cunha na Câmara, então passou a apoiar a reeleição de Renan Calheiros com apoio do vice-presidente Michel Temer buscando fazê-lo vitorioso na tentativa paralela de emplacar outro nome na Câmara.

Com isso adia-se a projeção então existente em Brasilia de Vital ser presidente do Senado Federal – algo que somente o seria ou será sem Renan candidato.

Neste contexto, então, Vital se mantém como trunfo e nome sempre lembrado pelo PMDB para ocupar um dos Ministérios. Some-se a esse cenário, o desempenho dele na CPI da PETROBRAS e, especialmente, sua performance na eleição da Paraiba quando no primeiro turno assegurou palanque para Dilma, uma vez que os dois outros candidatos – Ricardo Coutinho e Cássio Cunha Lima votaram em Marina Silva e Aécio Neves.

Em face desta última situação, Vital cresceu de cotação junto a presidenta Dilma e de Ministros como Aluizio Mercadante e Ricardo Berzoini, ambos cotados para se manterem no futuro Governo.

Em sintese, esta é a realidade nua e crua do processo envolvendo os três paraibanos.

 


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.