Geral
A adultização
04/12/2014
Foto: autor desconhecido.
Vejo com muita preocupação o processo de inserção da criança no mundo adulto. Há uma grande pressão da própria sociedade, nos dias de hoje,para fazerem com que haja um encurtamento do período da infância. A adultização é um fenômeno cada vez mais presente na nossa realidade social.
As crianças, dos tempos atuais, são direcionadas a vivências iguais às dos adultos. Têm acesso fácil e precoce a informações que outrora só teriam quando alcançassem a maturidade. Consequentemente têm a curiosidade instigada e se antecipam na prática de atitudes próprias dos adultos. O desenvolvimento social e psicológico fortemente influenciado e manipulado por uma educação que está sendo transferida para a mídia (a TV e a internet).
É comum vermos crianças imitando hábitos e costumes dos adultos e, por incrível que pareça, isso está se tornando um comportamento visto como normal. Os meninos e meninas vestem-se como adultos, usam a linguagem de adultos, ouvem músicas preferidas pelos adultos. Os jogos e filmes a que têm acesso apelam quase sempre para a violência ou a erotização.
A adultização antecipada, além de fazer com que as crianças deixem de viver naturalmente as fases da sua vida conforme as faixas etárias, pode produzir no futuro um adulto infantilizado. Não podemos permitir que nossos filhos, netos, sobrinhos, irmãos, cresçam antes do tempo. É preciso que existam políticas educacionais que inibam essa vontade de deslocar as crianças do seu universo infantil para viverem no mundo adulto.
• Integra a série de crônicas “SENTIMENTOS, EMOÇÕES E ATITUDES”.
O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.