Geral
50 TONS DE UM DIALOGO DE CULTURA E LUZ
20/11/2015
Foto: autor desconhecido.
{arquivo}
Parece que foi ontem: estávamos eu e Walter Santos em conversações sobre a cultura, política, negócios, família, trabalho, e tanto outros assuntos variados que sempre habitam nosso dia a dia. Desde que nos conhecemos, há média de 35, 40 anos, quando iniciávamos no jornalismo, nosso assunto observa constante no campo artístico e cultural. Somos eternos e incansáveis guerreiros, brigamos por nossos valores, apoiamos, investimos, abrimos espaços, sempre vamos à luta…
Durante esses anos, foram muitos eventos em diverso campo à que somos convidados participar. Lá estávamos desde cedo, acompanhando a desenvoltura dos nossos artistas, comentando, criticando, trocando ideias, dialogando. Justamente isso. É nessa palavra que concentramos nosso esforço maior para tentar compreender e expressar, e passar adiante nosso conhecimento, nossas experiências, e colaborar. Marcando assim, através de nosso trabalho jornalístico e de produção criativa, a nossa contribuição no todo, especialmente, da cultura paraibana e outras como a pernambucana, e por aí segue.
Na minha volta a cidade natal, João Pessoa, PB, sinto enorme gratidão pelos amigos que revemos, por novas amizades, e uma imensa alegria em participar da nova cena cultural, agora também à frente da Diretoria de Cultura da API – Associação Paraibana de Cultura. Como não bastasse, Walter Santos nos convida para escrever esse blog sobre cultura e negócios, e agora editar a agenda cultural, que chamamos Agenda Viva. É um novo tempo, novas propostas, novos desafios.
São diálogos pertinentes, aproximando toda uma comunidade que deseja consumir e discutir arte e cultura, envidando esforços no sentido de identificar, de somar, de levar pra frente o conjunto dessas expressões que há ao redor e que tanto valor imprime à nossas vidas. Sem a leitura, sem a arte, sem a cultura, estaríamos ainda muito aquém desse novo tempo.
O portal WSCOM, que hoje reinicia inovando, trazendo novo design, novo conceito, novos e tantos bons parceiros, vem como importante ferramenta capaz de instrumentalizar, atrelado ao acervo histórico de nossa vida contemporânea. Assim também a Revista Nordeste, em seus 10 anos no mercado editorial enfrentando torrenciais crises econômicas, porém sobrevivendo ao tempo e suas nuances.
São esses 50, os tons de alegria e luz sobre um diálogo que queremos ampliar cada vez mais no campo da arte e da cultura. Por isso, registramos a importante parceria de um amigo irmão que, como empresário da comunicação pioneira e vanguardista da era digital, abre esse pequeno enorme espaço para escrita, audiovisual e divulgação do que há de novo. Somos gratos a Walter Santos pela confiança e buscamos corresponder. Convidamos os artistas, produtores, empresários, gestores de cultura, e todos os demais consumidores de arte, para enriquecer o diálogo criativo cultural. Isso faz bem! Parece que foi ontem, já estamos no futuro…
*Alô Parahybólica, Cearte, Varadouro Cultural, Livraria do Luiz, Por do Sol Literário, AEDOS, PPJ-UFPB, API, Vila do Porto, Cosmopopéia, Café 17, Energisa, SESC, Funesc, Funjope, Buarque-se Café, Piollin….
Gil Sabino é jornalista, gestor de marketing e Diretor de Cultura da API.
g.sabino@uol.com.br
O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.