Rômulo Polari

Professor e ex-reitor da UFPB.

Geral

2016: Um Brasil melhor é possível


31/12/2015

Foto: autor desconhecido.

A crise econômica do Brasil de 2015 existiria sem a crise política, mas esta aumentou a sua dimensão, duração e intensidade. Em 2016, as atividades políticas não podem continuar empurrando o país para uma tenebrosa situação socioeconômica. Urge sair dessa armadilha, antes que a recessão econômica se transforme em depressão.

Em 2015, a política brasileira foi uma fonte permanente de instabilidade e agravamento da realidade econômico-financeira. O desastre maior se sintetizou na drástica redução da capacidade de atuação do governo, quando mais se precisava dele para coordenar a reativação da economia.

A Câmara e o Senado se dedicaram muito ao impeachment da presidente Dilma e à inviabilização do governo. O Congresso não aprovou a proposta do indispensável superavit orçamentário da União. Ao contrário, aprovou uma “pauta-bomba” com despesas que destruiriam as finanças públicas, sem o veto presidencial.

Há dois cenários políticos de solução. Um com o governo Dilma Rousseff até 2018, outro com o impeachment da presidente e Michel Temer na Presidência. O desejável é que, em qualquer caso, recupere-se a capacidade de atuação do governo nas áreas fiscal, monetária e de fomento à dinamização do sistema produtivo.

É razoável afirmar que a continuidade do governo Dilma minimiza os custos da reorganização socioeconômica do país. As oposições têm que replanejar a conquista de poder para as eleições de 2018 e deixar de ser contra os interesses do país. É claro que outro governo passaria um ano para começar funcionar adequadamente.

O governo Michel Temer seria o da estabilidade e pacificação nacional? É pouco provável. O seu partido, o PMDB, é um conglomerado instável de fortes lideranças regionais rurais e urbanas carente de uma base programática. A sua frágil unidade se faz por meio de precários acordos de ocupação de ministérios e cargos públicos.

Urge pensar o Brasil coerente com a sua grandeza. A sua economia tem excelentes oportunidades de investimentos atraentes à iniciativa privada nacional e mundial. Por isso dispõe de condições reais para uma rápida recuperação. O povo brasileiro deve exigir que os políticos, Congresso e governo deixem de atrapalhar o funcionamento dos setores público e privado do país.

O aumento do desemprego, recessão e inflação, em 2016, será por conta da crise política. Os problemas econômicos de curto prazo são contornáveis, com gestão fiscal, realismo dos preços administrados pelo governo e combate à verdadeira inflação. Tecnicamente, isso teria sido uma tarefa possível para o ano de 2015.

Repete-se à exaustão que as instituições democráticas da República estão funcionando plenamente. Isso é verdade em relação ao Poder Judiciário. O Executivo e o Legislativo estão em falta com essa virtude: o antagonismo entre si gerou uma danosa desarmonia política. Afinal que normalidade democrática é essa que está levando o país a um quase caos político, social e econômico-financeiro?
 


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //