Entretenimento

Coletivo promove noite com música eletrônica underground

Dark Night 4


02/12/2015

Uma festa para quem quer ficar por dentro do que acontece nos principais clubes e festivais de música eletrônica underground do mundo. Esta é a proposta da quarta edição da festa Underground Dark Night (UDN4), que acontece neste sábado (5), no Pogo Pub, na Praça Antenor Navarro, no Centro Histórico de João Pessoa, e contará com a apresentação de DJs de vários gêneros e subgêneros da música dark, como gothic rock, post punk, dark wave, dark eletro e Electro Body Music (EBM).

O evento é mais uma produção do Coletivo Dark Night, um grupo de DJs, produtores musicais, membros de bandas e amantes de vários gêneros e subgêneros da música dark de João Pessoa que se reuniu em 2009 para produzir saraus poéticos, apresentações de dança e shows com DJs e bandas da cena dark.

Esta edição do UDN conta ainda com o apoio de outras organizações culturais que atuam na cena dark do Nordeste, como o Amigos do EBM de Recife, a web rádio Rectroativity e a Gothic Xymox Produções, de Campina Grande.

A festa terá o que há de mais moderno em equipamentos de iluminação e de sonorização e promete agradar tanto os amantes de Kraftwerk, Depeche Mode e Bauhaus, como quem curte sons mais pesados, como The Sisters of Mercy, Marilyn Manson, Rammstein e Front 242.

O DJ Dvill, que é vocalista da banda de gothic rock campinense Noturna Régia, vai abrir a noite com um set de gothic rock, darkwave e post punk, com destaque para lançamentos das bandas Keluar (Alemanha), Motorama (Rússia), She Past Away (Turquia) e Star Industry (Bélgica).

A segunda atração é o produtor musical pernambucano DJ LOF, na vanguarda da cena alternativa desde os anos 1980 e criador do projeto de música eletrônica Synthetik Form. Em seu set, uma mistura de synthpop e electro, com lançamentos remixados do mais novo álbum do mago dos sintetizadores Jean Michel Jarre (França) e do projeto eletrônico Haujobb (Alemanha).

O experiente disc jockey e produtor de eventos DJAC, de João Pessoa, será o terceiro a se apresentar. Ele promete ferver a pista de dança com remixes de sons mais pesados, nos gêneros EBM, dark electro e industrial.

O próximo a comandar a pista de dança é o produtor de eventos e ativista da cena underground pernambucana DJ Deco Curado, que alternará em seu set list o peso do EBM e a sofisticação do synthpop.

Encerrando o UDN4, o DJ e ativista da cena gótica de Campina Grande Gerôncio Xymox fará um apanhado dos mais importantes lançamentos mundiais do darkwave e do post punk.

O evento também contará com apresentações de gothic tribal dance e de industrial cyber dance, com Natasha Soturna (Recife) e Lady Wilma (João Pessoa).

Intercâmbio musical

A despeito do alto nível técnico e artístico, a música dark não costuma tocar nas rádios populares e em eventos para o grande público. Os grupos que estão promovendo o UDN surgiram com o objetivo de suprir esta lacuna e de oferecer eventos para os aficionados da música underground dark que rola nas pistas de dança e em festivais de países como Alemanha, Inglaterra, Bélgica, Rússia, México, Peru, Austrália, Japão e, como não poderia deixar de ser, do Brasil.

O intercâmbio cultural entre as tribos undergrounds de João Pessoa, Campina Grande e Recife, que surgiu através de contatos nas redes sociais, vem se fortalecendo com a formação de caravanas para os eventos realizados na região, contribuindo para a consolidação de uma cena dark nordestina.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //