Tecnologia

Codata-PB confirma tentativa de ataque hacker, mas nega que sistemas e serviços do governo tenham sido afetados


18/01/2024

Imagem ilustrativa - Foto: (arquivo)

Da Redação / Portal WSCOM



O portal do Governo Estadual da Paraíba e outros sites ligados ao portal foram atacados na manhã desta quinta-feira (19). Através das redes sociais um grupo que diz ser ligado ao Anonymous, grupo de hackers famosos por derrubar sites de grandes empresas e órgãos governamentais, afirmou ter realizado o ataque. 

No início da tarde o perfil Low Profile Zeuz, publicou no X (antigo Twitter) uma lista de mais de 40 sites ligados ao governo da Paraíba que teriam ficado fora do ar em decorrência deste ataque. A informação foi publicada em resposta a uma postagem feita pelo perfil MSP – Movimento Sem Picanha que afirma que o povo brasileiro estaria ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro. 

“Investida cibernética perpetrada contra a inépcia governamental que assola a nação”, escreveu o perfil na publicação em que anunciava o ataque. Mas ao contrário do anúncio feito pelo perfil, a equipe da Companhia de Processamento de Dados da Paraíba – Codata-PB, nenhuma informação, serviço ou sistema do governo estadual foi comprometido.  

A Codata-PB confirma que uma sobrecarga de acessos fez com que o portal do governo demorasse mais a carregar e ficasse fora do ar por alguns minutos, mas informou que o ataque não afetou outros sites e sistemas graças as camadas de segurança utilizadas pela Companhia para proteger a infraestrutura tecnológica governamental. 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //