Paraíba

CMS realiza última plenária de preparação para a VI Conferência Municipal de Saú

Plenária


09/07/2015



A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), através do Conselho Municipal de Saúde (CMS), concluiu, com a realização da 4ª plenária temática, mais uma etapa do processo de preparação para a 6ª Conferência Municipal de Saúde, que acontece nos próximos dias 14 e 15. O encontro, coordenado por membros do CMS, aconteceu nesta quarta-feira (08) na Unidade de Saúde da Família (USF) de Intermares e foi voltado para os moradores das localidades e profissionais da saúde que atuam no sistema de Atenção Básica de Saúde dos bairros de Camboinha, Recanto do Poço, Poço, Intermares e Jardim Jericó.

Durante a plenária, profissionais e membros da comunidade se manifestaram acerca das questões que envolvem o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), seus pontos positivos e as carências que o sistema ainda apresenta. As demandas se concentraram, sobretudo, nas questões relativas à infraestrutura e às condições de trabalho e remuneração dos profissionais da Atenção Básica.

“Tivemos 04 plenárias feitas nos bairros e, em cada uma delas, contamos com uma média de 50, 60 pessoas participando. Nessa última agora tivemos um pouco mais de participação popular, como ocorreu também, ontem, lá em Oceania. Durante as plenárias, foram discutidas temas relativos ao saneamento básico, qualidade dos serviços, instalações, melhoria de salário e condição de trabalho dos empregados. Vale salientar que, neste momento, todas elas foram colocadas como discussão, as propostas mesmo só na Conferência na semana que vem”, destacou o presidente do CMS, Genésio Evald.

Terezinha Pedrosa, médica da USF de Intermares, comentou a plenária e destacou os itens que marcaram a reunião.“Foi muito positiva porque estavam presentes tantos os trabalhadores como vários usuários de várias unidades, e eles tiveram oportunidade de manifestar os seus anseios, demandas, bem como suas satisfações. Alguns estavam muito satisfeitos, outros cobrando melhorias de estrutura do bairro”

Maria do Carmo, moradora de Intermares e usuária da Unidade de Saúde do bairro, também fez questão de comparecer à plenária, e destacou a importância do debate: “Achei muito importante o evento de hoje. Cheguei a tempo para ver o que estava acontecendo e pude conversar, falar para todo mundo as coisas que eu vejo, o que acho de positivo e o que vejo de errado, sobretudo no respeito aos profissionais. Também quero estar na Conferência Municipal. A gente tem que melhorar a saúde através da participação da população e do envolvimento da politica também.”

A VI Conferência Municipal de Saúde terá como tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro” e acontece nos dias 14 e 15, no Teatro Santa Catarina. O evento, que se constitui em um espaço de debate e deliberação de propostas para mudanças no SUS, nas esferas municipal, estadual e nacional, será aberto às entidades sociais, usuários do SUS e trabalhadores da saúde de Cabedelo. A Conferência trará uma novidade este ano , que é a ampliação da participação dos inscritos através da voz e também direito ao voto. 

“Tivemos 04 plenárias e estamos trabalhando para que a Conferência que se aproxima seja a melhor já realizada na cidade. Melhor em termos de participação, porque foi dito muitas vezes que nas anteriores a participação popular foi mínima. Em outros municípios da região metropolitana estamos vendo uma participação grande, maciça da população e esperamos que o mesmo aconteça aqui, por isso estamos convidando a população para que venha participar e para que o evento seja grandioso e tenha um bom resultado”, finalizou o presidente do CMS.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //