Política

CMJP debate questão indígena e celebra ‘Dia do Exército Brasileiro’


16/04/2018

No período entre os dias 17 e 20 de abril, a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) vai debater a “questão indígena na cidade” e reverenciar o Exército Brasileiro, além de sediar mais uma palestra do projeto de estágio-visita ‘Aprendiz de Vereador’. O Plenário Fernando Paulo Carrilho Milanez, no anexo da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), estará movimentado nas tardes desta semana. Serão realizadas duas sessões especiais e uma palestra.

O Dia do Exército Brasileiro (19 de abril) será celebrado, durante sessão especial realizada na quarta-feira (18), às 14h. A propositura da celebração é da vereadora Raíssa Lacerda (PSD).

Em sua justificativa, a vereadora destaca que o Exército tem suas origens na luta dos brasileiros contra os invasores estrangeiros, no século XVII, no episódio histórico dos Guararapes. A Batalha dos Guararapes, travada em 19 de abril de 1648, foi empreendida por brasileiros de todas as raças, pelo ideal de libertação contra a subjugação do povo e a exploração econômica das riquezas.

Na quinta-feira (19), às 14h30, está prevista mais um sessão especial, desta feita, para debater “a questão indígena em João Pessoa”, em uma propositura do vereador Marcos Henriques (PT). A data 19 de abril é oficialmente o ‘Dia do Índio’ no Brasil.

Na mesma data, no ano passado, o parlamentar realizou uma audiência pública com os povos indígenas da Capital, durante a qual foram debatidos os seguintes temas: demarcação de terras, saúde e a consolidação dos direitos dos índios. A discussão contou com as participações de autoridades ligadas ao tema dos povos indígenas, Movimentos Sociais e representantes de organizações da sociedade civil.

Dando continuidade a programação do projeto estágio-visita ‘Aprendiz de Vereador’, na sexta-feira (20), das 13h30 às 16h, acontece uma palestra formativa com mais uma turma de universitários que

vão através do projeto vivenciar o cotidiano legislativo da Câmara. O evento é uma iniciativa da Escola do Legislativo da CMJP.


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.