Política

CMJP concede diploma de Honra ao Mérito ao renomado médico americano Benjamin C

Referência mundial


16/05/2013



A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) concederá diploma de Honra ao Mérito ao médico neurocirurgião americano Benjamin Solomon “Ben” Carson. O decreto legislativo que prevê a honraria foi aprovado, à unanimidade, em caráter de urgência na sessão desta quarta-feira (15). A propositura foi do vereador Marco Antonio (PPS).

Ben Carson, como é mais conhecido, está em João Pessoa participando do 10º Congresso Brasileiro de Neurocirurgia Pediátrica e do congresso Norte Nordeste de Neurologia Pediátrica, que acontece até o próximo sábado (18), no Hotel Tambaú, na Capital. A honraria será entregue, nesta quinta-feira (16), durante a realização dos eventos.

Em sua justificativa, o vereador Marco Antonio destacou a importância de Ben Carson, médico que, com métodos inovadores, trouxe mudanças significativas para a medicina mundial. “Ele superou sua juventude problemática para tornar-se um dos um dos mais respeitados neurocirurgiões do mundo. Além disso, criou um método inovador, referência na separação de gêmeos siameses, que ajudou a salvar a vida de milhares de crianças em todo o mundo”, disse.

Com uma carreira de sucesso, Ben Carson entrou para a história da medicina ao criar um método único em uma cirurgia de separação de gêmeos siameses, em 1987. Comandando um time de mais de 70 profissionais, em um procedimento que durou 22 horas, Dr. Carson conseguiu realizar com sucesso a operação, que serviu como base para outros casos. Antes, poucos gêmeos sobreviveram a este tipo de cirurgia.

“É preciso aproveitar a oportunidade em que um profissional como este, que tem relevantes serviços prestados à medicina mundial está em nossa Capital para reconhecê-lo e homenagea-lo”, disse o vereador Marco Antonio.

Mãos talentosas

A história de Dr. Carson virou tema do filme “Mãos Talentosas – A História de Ben Carson” (2009). Na obra cinematográfica, o renomado ator Cuba Gooding Jr. interpreta o médico. O filme retrata a história real do Dr. Carson, que fez até uma pequena participação no longa metragem.

Além de neurocirurgião, Dr. Carson é psicólogo, escritor e filantropo. Já escreveu dois livros, ‘Ben Carson’ e ‘Sonhe Alto’ e é o atual diretor do Departamento de Neurocirugia Pediátrica do Hospital Johns Hopkins, localizado em Baltimore, Maryland (EUA). Ele foi premiado com a Medalha Presidencial da Liberdade, em 2008, pelo presidente George W. Bush.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.