Música

Clube do Samba recebe Bruna Borges no próximo sábado

Samba na Vila


29/04/2015

Abrindo a temporada do mês dedicado à mulher, o Clube do Samba recebe a jornalista, apresentadora e cantora Bruna Borges em mais uma edição do projeto Samba na Vila, que vem ganhando cada vez mais notoriedade pelo público por ser um reduto do intercâmbio das produções musicais de nossa região, e promove a cada momento, mais um belo encontro de artistas que comungam do prazer de fazer sua arte, dia após dia. Nesse próximo sábado, dia 02/05, o Samba na Vila conta como atrações o Clube do Samba e sua convidada, além de show de abertura do Grupo Ewolução, que retorna às suas atividades depois de um hiato voltado para criação de seu novo show. O público poderá apreciar essa programação especial no período de feriado prolongado, a partir das 20h, no Vila do Porto, localizado no Centro Histórico de João Pessoa, onde os ingressos estarão sendo vendidos, na bilheteria do local, ao preço único de R$ 15 (quinze reais).

O Samba na Vila, projeto coordenado pela Anne Fernandes Comunicação e Produções Culturais, vem a cada edição, recebendo ao longo dos seus quatro anos de realização, grandes nomes da MPB e do Samba de nossa região, como Khrystal, Everaldo Rodrigues, Andiara Freitas, Salete Marrom, Bené Bitonho, Kojak do Banjo, Helo Nascimento, Mirandinha, Dandara Alves, Helayne Cristini, Michele Morena, Gabriella Villar, Helton Souza, entre outros, e promete ainda mais novidades para esse semestre do ano.

Em seu repertório, em particular, o Clube do Samba abordará os clássicos desse gênero, como João Nogueira, Cartola, Dona Ivone Lara, Monarca, Fundo de Quintal, Reinaldo e Noel Rosa, assim como a nova safra do samba, como Toninho Geraes, Diogo Nogueira, Arlindo Cruz, Roberta Sá, Mariene de Castro, Teresa Cristina e Revelação, além de releituras da nossa rica MPB e músicas autorais que farão parte do primeiro álbum do grupo a ser lançado no primeiro semestre de 2015, a exemplo de “Atitude” que já faz parte de seu repertório e já conquistou o gosto do público apreciador do bom samba. Já a convidada Bruna Borges, passeará pelo universo da MPB e do Samba, suas grandes influências musicais, e que contemplará as particularidades artísticas de cantores do porte de Clara Nunes, Mart’nália, Dorival Caymmi, Maria Rita, Elis Regina, Alcione, Adoniran Barbosa, Cartola, entre outros.

Clube do Samba

Com uma proposta de trazer o autêntico samba para as rodas da capital paraibana, o Clube do Samba nasceu em 2006 unindo amigos e amantes do samba de raiz, e comemora neste ano uma década de existência. Já passou por algumas formações em sua trajetória, mas sempre tendo artistas que agregam valores ao projeto, buscando desenvolver um trabalho voltado para valorização do celeiro do bom samba, numa procura incessante pela pesquisa e multiparticularidades que esse ritmo proporciona, como o samba de terreiro, de breque, de roda, rasgado, partido alto e afins. O grupo, atualmente, traz uma nova dinâmica musical e conta em sua composição com 8 integrantes, sendo eles: JB Vocal (vocal), Wagner Mesquita (diretor musical e cavaquinho), Ninho Ewolução (codiretor musical, banjo e cavaquinho), Berg Jhou (codiretor musical e violão), Gilmar Ewolução (bateria), Jean Carlos (tantã e percussão geral), Tiago Almeida (surdo e percussão geral) e Emerson Negrito (percussão geral e efeitos), numa estrutura que permita uma percussão funcional e inovadora no âmbito sambista local.

O grupo já conquistou um seleto público paraibano, ganhando cada vez mais adeptos, e possui cadeira cativa em centros culturais da capital, como o Ateliê Multicultural Elioenai Gomes e a Cachaçaria Philipéia, além de projetos fixos, como o Samba na Vila, no Vila do Porto, e o Dia de Samba, que retornará em breve em casa nova, e já está projetando para o primeiro semestre deste ano parcerias com os restaurantes Donna Branca, Lovina, Bessa Grill, Chopp Time, Colosseum e Máquina Beer.

Visando ampliar cada vez mais os seus horizontes, o Clube do Samba lançará no primeiro semestre desse ano um show estritamente autoral, onde contemplará composições do próprio grupo e de diversos compositores paraibanos, além de um novo espetáculo e o lançamento de seu primeiro EP, celebrando dez anos de caminhada voltados pro samba, afinal, como já dizia o mestre João Nogueira: “é por isso que eu vivo no Clube do Samba, essa gente bamba eu me amarro de montão”, música que originou o nome do grupo.

Bruna Borges

Iniciando sua paixão pela música desde cedo, recebendo o incentivo da sua grande plateia – tios, primos, amigos e pais -, Bruna Borges teve a música sempre presente em seu dia a dia. Amante de um microfone, uma câmera e muita personalidade, a pernambucana, radicada na Paraíba há mais de 05 anos, herdou o amor pela música ainda do seu berço familiar, onde cresceu ao som de nomes como Clara Nunes, Zizi Possi, Elis Regina, Marisa Monte, Nana Caymmi, Teca Calazans, Caetano Veloso, Alceu Valença, Marinês, Elba Ramalho, Luiz Gonzaga, que são presença marcante em seu repertório até os dias atuais.

No ano de 2000, fez sua primeira apresentação para o grande público, aos 10 anos de idade, e que a proporcionou o prêmio de primeiro lugar no show de talentos da cidade natal de seus pais, São Vicente Férrer. Daí em diante o seu caminhar na música não parou. Foi convidada para participar do Coral de Crianças da Igreja Católica, aos 14 anos começou a cantar em bandas e conhecer outras cidades através da música, aos 16, participou do Show de Calouros de São Vicente Férrer e depois de várias etapas, conquistou o primeiro lugar.

No ano seguinte, foi a vez de alçar novos projetos. Bruna se mudou para a capital paraibana para cursar Jornalismo – outra paixão. A euforia dos palcos ficou adormecida, mas não por muito tempo. Em 2011 resolveu participar do programa Ídolos, da TV Record e, entre os 55 mil inscritos, a cantora ficou entre os 24 finalistas. Com o espírito musical aflorado, era a chance de iniciar o projeto solo. Com o violonista Raphael Cardoso, Bruna começou a fazer shows em bares de João Pessoa e festas particulares. Em 2012, a cantora participou do Festival Intensidade com a banda Receita de Samba, conquistando o primeiro lugar. O festival revelou nomes como Rayanne Stefany, Mafiota, Mariana Mesquita e Mateus Martins.

O trabalho musical seguiu forte em paralelo ao curso de Jornalismo, na Universidade Federal da Paraíba, e em 2013, chegou uma grata surpresa. Bruna Borges foi selecionada para participar do programa The Voice Brasil, da Rede Globo, e foi uma das escolhidas para o time de Lulu Santos, onde teve o seu trabalho reconhecido nacionalmente. Hoje, além de cantar, é repórter e apresentadora no Sistema Correio de Comunicação.

Grupo Ewolução

Destacando-se como uma banda da nova geração do samba brasileiro, o Grupo Ewolução é natural do Conde, na região do Litoral sul da Paraíba, e vem desenvolvendo um trabalho sério e comprometido com o samba de raiz há 05 anos. Possui em sua formação seis músicos e busca, através de novas releituras e roupagens atuais, a valorização desse segmento musical que proporciona a experimentação de uma rica melodia e percussão que não deixa ninguém parado.

As influências de grandes artistas como Serginho Meriti, João Nogueira, Bezerra da Silva, Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, entre outros, possibilita o alicerce musical do grupo para composições autorais que enalteçam a arte da boa música, e que estarão sendo contempladas em seu novo show autoral que será lançado ainda esse ano, e que se apresenta pela primeira vez no projeto Samba na Vila, nesta edição.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //