Paraíba

Cleuma Farias representa João Pessoa em premiação mundial

Assistencia


03/12/2014



São Bento do Sapucaí, cidade histórica do interior de São Paulo, sediou o maior evento de saúde bucal, voluntariado e empreendedorismo do mundo, de quinta-feira a domingo (6 a 9 de novembro). O pesquisador americano cocriador do conceito de base da pirâmide Al Hammond e o filósofo Mario Sergio Cortella estiveram entre os convidados de 12 países que a ONG Turma do Bem trouxe para o Sorriso do Bem, seu encontro anual. O(a) dentista voluntário(a) e coordenador(a) regional Cleuma Fariasnome do coordenador) representou a cidade de,João Pessoa no evento pela 3ª vez.

Houve palestras, exposição de fotos de mulheres vítimas de violência atendidas no programa Apolônias do Bem e capacitações e trocas de experiências entre os dentistas voluntários do Brasil, da América Latina e de Portugal, além de uma mostra de cinema para a população local. À noite, aconteceram festas de rua para celebrar o trabalho que já atendeu mais de 50 mil jovens em 14 países.

No sábado, a Turma do Bem anunciou o Melhor Dentista do Mundo, numa noite de gala com a presença de Maria Gadú e da cantora portuguesa Wanda Stuart e apresentada por vários atores da televisão brasileira.

Todo o evento, que teve patrocínio da Amil Linha Dental, Dental Cremer e Oral-B, foi transmitido pela TV TdB (tv.tdb.org.br), um portal de vídeos que traz conteúdo exclusivo para o internauta.

“Transformamos São Bento do Sapucaí em um Davos da saúde”, diz o presidente voluntário da Turma do Bem, Fábio Bibancos, comparando o Sorriso do Bem ao maior fórum de lideranças do mundo, realizado também em uma cidade de 11 mil habitantes. “O poder público não oferece amparo. A saúde bucal é tão negligenciada que nem foi debatida durante as eleições deste ano. Vamos colocar a odontologia na pauta.”

Sobre a Turma do Bem – A Turma do Bem (www.turmadobem.org.br) é a maior rede de voluntariado especializado do mundo, com 15 mil dentistas atuando em 14 países. Oferece atendimento odontológico gratuito à população de baixa renda em condição de vulnerabilidade social e com graves problemas bucais: jovens de 11 a 17 anos e mulheres vítimas de violência doméstica. Em 10 anos, impactou 50 mil jovens e 600 mulheres. Tem um modelo inovador de gestão, baseado no voluntariado, caracterizado pela fácil replicabilidade e pelo baixo custo para a organização. Por seus projetos, a ONG ganhou o prêmio Empreendedor Social da Schwab Foundation, tornou-se fellow da Ashoka e foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas.

Ação de Natal – Estamos com uma Ação nesse Natal que é a venda do manuscrito da música “Ciranda da Bailarina”, doada pelo compositor Francisco Buarque de Holanda. Essa renda é revertida ao Projeto Dentista do bem que oferece tratamento gratuito para jovens carentes.

João Pessoa conta com 28 dentistas Voluntários.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.