Política
CLÃS DA PARAÍBA: Maranhão, um sobrenome com tradição na política do estado
09/05/2025

wikimedia
Portal WSCOM
Na Paraíba, a política é, há décadas, marcada pela forte presença de sobrenomes tradicionais que se repetem nas urnas. Dentre os mais emblemáticos está a família Maranhão, cuja influência atravessa gerações e cargos. Consolidando-se como um dos clãs políticos mais longos do estado.
O Portal WSCOM preparou uma série de reportagens para apresentar e recordar quem são estas famílias que ajudaram a construir o cotidiano político e a moldar a sociedade em que vivemos atualmente. As matérias estarão disponíveis aqui no site todas as sextas-feiras desse mês de maio.
A Família Maranhão
O nome mais representativo desse fenômeno é o de José Targino Maranhão (1933–2021). Com uma carreira iniciada ainda nos anos 1950, o político exerceu mandatos de deputado estadual, deputado federal, vice-governador, governador e senador — se tornando uma das figuras mais longevas e influentes da política paraibana.
Mas o peso do sobrenome vai além de José. A trajetória política da família começou com Benjamim Gomes Maranhão, seu pai, que foi prefeito de Araruna na década de 1950. O avô materno, José Targino, também deixou sua marca como vice-governador (1947–1950) e governador da Paraíba (1950–1951).
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp
A sucessão familiar seguiu com Wilma Maranhão, irmã de José, que foi prefeita de Araruna por múltiplos mandatos, e com Benjamin Maranhão, seu sobrinho, que ocupou os cargos de prefeito (1997–2002) e deputado federal (2003–2007; 2011–2019).
A esposa do ex-governador, Maria de Fátima Bezerra Maranhão, também tem atuação de destaque — não na política partidária, mas no Judiciário, como desembargadora do Tribunal de Justiça da Paraíba.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.