Política

Citado em delação de Daniel Gomes, deputado Ricardo Barbosa nega envolvimento em esquema investigado pela Calvário

No entanto, o líder do Governo confirmou contrato com o escritório do advogado Francisco Ferreira, preso na sétima fase da operação.


19/12/2019

Lei é de autoria do deputado Ricardo Barbosa



por Ângelo Medeiros

Citado por Daniel Gomes, líder da Cruz Vermelha Brasileira, em delação ao Poder Judiciário, o deputado estadual Ricardo Barbosa (PSB) tratou de desmentir, na tarde desta quinta-feira (19), a acusação de recebimento de dinheiro ilícito, por meio, do escritório do advogado Francisco Ferreira, preso na sétima fase da Operação Calvário – Juízo Final.  

De acordo com o delator, o deputado teria usado o escritório, que tinha o próprio Daniel Gomes e o ex-secretário Waldson de Souza como sócios, para o recebimento de recursos provenientes de verbas para assessoramento. Segundo o empresário, o esquema funcionava da seguinte forma, o gabinete do deputado emitia notas como pagamento de serviços jurídicos, e o dinheiro era repassado de volta para Ricardo Barbosa.

“Estou surpreendido com essa declaração difamante, mentirosa e irresponsável. Já estou acionando advogado para processar o Daniel, que não o conheço, nunca estive com ele em ocasião nenhuma de minha vida. Tenho uma relação profissional e de amizade com o advogado Francisco Ferreira, que era meu advogado, do meu gabinete, mas, após a [sua] prisão, houve o destrato”, justificou Ricardo Barbosa em entrevista concedida ao programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM.

O deputado estadual ainda confirmou que mantinha contrato com o escritório de Francisco Ferreira, desde o início de 2015, e que fazia o repasse mensal no valor de R$ 4.000, por meio de verba de gabinete, mas para realização dos serviços de assessoramento jurídico do seu mandato e do seu agrupamento político.

“Mas, não há, nunca houve e nem há possibilidade de retorno desse dinheiro, e posso comprovar. O dinheiro é pago para serviços jurídicos, pois, ele já advogou várias vezes para mim na Justiça Eleitoral, na Justiça Comum, portanto, ele recebe para cumprir com o trabalho profissional advocatício em meu favor e da minha estrutura política, ajudando prefeitos, vereadores, dezenas de municípios, entre outros”, frisou.  

NOTA

Logo após a entrevista, a assessoria do deputado Ricardo Barbosa emitiu nota repudiando as declarações reproduzidas contra ele. Leia abaixo: 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Repudiamos com veemência as declarações veiculadas no Programa Correio Debate de hoje, as quais transmitiram trecho da colaboração do sr. Daniel Gomes, com uma denúncia leviana e totalmente desprovida de provas contra nossa pessoa.

A acusação de que meu gabinete houvera contratado o escritório do Advogado Francisco Ferreira de forma irregular não possui qualquer rastro de fundamento.

Entretanto, diante da proporção dos fatos, vimos a público repudiá-la e informar que nossa Assessoria Jurídica, desde que tomou conhecimento dessas acusações, já vem adotando as medidas judiciais cabíveis contra o sr. Daniel Gomes.

Temos ao longo de nossa longeva caminhada pública ou fora dela, e de nossos mandatos na Casa de Epitácio Pessoa, em particular, pautado nossa atuação com toda lisura, compromisso e dedicação.

Por isso rechaçamos, por inteiro, as calúnias e difamações da declaração que nos atinge, não somente pela retilínea conduta de vida pública, mas, também, recuso-me a aceitar ser alvo de denúncias tão sem fundamento ou prova. Esperamos que a Justiça possa dar um basta à prática daqueles que se valem de calúnias e mentiras para macular e enodoar a honra de pessoas íntegras, honestas e de bem.

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //