Música

Circuito Universitário Internacional atrai referências da Música para UFPB

QUALIDADE


11/07/2013

A UFPB juntamente com a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e com apoio da Fundação Cultural de João Pessoa (FUNJOPE), realizam neste final de semana, de 12 a 15 de julho de 2013, no campus da UFPB, o I CIRCUITO CULTURAL UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL (Área de Música), com participação de artistas e professores do Nordeste, Sudeste e exterior.

Organizado pelo Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da UFPB, o Circuito incluirá oito concertos na Sala Radegundis Feitosa, um às 18h e outro às 20h, de sexta-feira à segunda-feira, além de oficinas e palestras no Departamento de Música. As atrações dos concertos incluem o acordeonista Antonio Spaccarotella (Itália), a cantora lírica Giselle Reis (SP), o cantor e compositor de música popular Zé Leônidas (SP), o violonista Felipe Garibaldi (SP), a OSUFPB Percussão, a Camerata Filipéia (PB), a OSUFPB Pop e o Grupo Iamaká (PB).

Haverá também oficina de acordeon, ministrada por Antonio Spaccarotella, e oficina de percussão, ministrada pela professora da UFRN Germanna Cunha e pelo percussionista Gustavo Miranda (PB/EUA). O evento ainda inclui palestras do Maestro Marcos Arakaki (MG), sobre Regência Orquestral, e do flautista Marco Antonio Barcellos (PE), sobre a Evolução da Flauta Doce. Todos os concertos e palestras serão abertos ao público em geral, de forma gratuita. As duas oficinas também serão gratuitas, mas os interessados deverão se inscrever nas mesmas. Informações sobre as oficinas através dos números 9601-0280 e 8836-8206 (Acordeon) e 3216-7143 (Percussão).

O I Circuito Cultural Universitário Internacional visa desenvolver ações de cultura e extensão em cumprimento de acordos de cooperação celebrados entre a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal da Paraíba e a Universidade de Weimar (Alemanha), dentre outras. Esses acordos têm como objeto a cooperação entre os partícipes com vista ao intercâmbio e ao desenvolvimento de atividades culturais nas áreas de Música, Artes Visuais, Dança, Teatro e Cinema, através de cursos de extensão, seminários, concertos, oficinas, eventos, amostras, entre outras atividades de natureza artística e cultural.

A programação completa do I CIRCUITO CULTURAL UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL é a seguinte:

12 DE JULHO – SEXTA-FEIRA
No fosso orquestral da Sala de Concertos Radegundis Feitosa:
14h às 18h: Masterclass de Acordeon com Antonio Spaccarotella (Itália)
Na Sala de Concertos Radegundis Feitosa:
18h: Show de Zé Leônidas (SP)
20h: Concerto da Camerata Filipéia (PB)

13 DE JULHO – SÁBADO
No Auditório do Departamento de Música:
9h às 12h: Oficina de Percussão com Germanna Cunha (RN) e Gustavo Miranda (EUA/PB)
14h às 17h: Oficina de Percussão com Germanna Cunha (RN) e Gustavo Miranda (EUA/PB)
Na Sala IM do Departamento de Música:
14h às 18h: Masterclass de Acordeon com Antonio Spaccarotella (Itália)
Na Sala de Concertos Radegundis Feitosa:
18h: Recital de Giselle Reis, canto (SP) e Styveen Azzola, piano (SP)
20h: Show de Zé Leônidas (SP)

14 DE JULHO – DOMINGO
No Auditório do Departamento de Música:
10h: “A Regência Orquestral” – Palestra do Maestro Marcos Arakaki (MG)
16h: “A Evolução da Flauta Doce” – Palestra de Marco Antonio Barcellos (PE)
16:40h: Concerto do Grupo IAMAKÁ (PB)
Na Sala de Concertos Radegundis Feitosa:
18h: Concerto da OSUFPB Percussão – COMPOMUS 10 Anos (PB)
20h: Recital de Antonio Spaccarotella, acordeon (Itália)

15 DE JULHO – SEGUNDA-FEIRA
Na Sala de Concertos Radegundis Feitosa:
18h: Recital de Felipe Garibaldi, violão (SP)
20h: Concerto da OSUFPB Pop (PB)

ARTISTAS – Nascido em Cetraro (Consenza – Itália), o acordeonista Antonio Spaccarotella é reconhecido mundialmente por seu talento e versatilidade musical, destacando-se no cenário internacional de música clássica e jazzística.

A cantora Giselle Reis foi ganhadora dos concursos “Jovens Solistas da Semana Eleazar de Carvalho” e Programa Nascente-USP. Em 2012, foi contemplada com uma bolsa de mérito acadêmico da USP para estudar em Portugal.

Zé Leônidas é músico multi-instrumentista, cantor e compositor, graduado pela Universidade de São Paulo (USP). Ele apresentará uma coleção de canções representativas de sua trajetória, dentro do universo da música popular brasileira, trazendo algumas de sua própria autoria e resgatando referências importantes de mestres como João Bosco e Gilberto Gil.

O violonista Felipe Garibaldi foi premiado no “20º Programa Nascente”, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, interpretando a Sonata N.1 BWV 1001 de J. S. Bach. É bacharel em violão erudito pela ECA-USP. Sua atuação abrange concertos e gravações tanto de música erudita como popular.

A Camerata Filipéia transita entre as expressões musicais eruditas e populares, trabalhando o repertório do renascimento europeu, aplicando preceitos da performance historicamente informada às possibilidades do instrumental moderno, além do repertório da música Armorial e da música andina. Além de instrumentos de cordas dedilhadas, são usados outros instrumentos como a Quena (flauta boliviana), a Zampoña (Flauta de Pã) e com o Violoncelo.

A OSUFPB Percussão e OSUFPB Pop são segmentos da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba. No concerto da OSUFPB Percussão serão interpretadas peças dos compositores do COMPOMUS – Laboratório de Composição Musical da UFPB. Já no concerto da OSUFPB Pop, músicos clássicos se apresentarão ao lado de alguns dos melhores músicos populares de João Pessoa, a exemplo de Daniella Gramani e Lula Marinho (voz); Heleno Feitosa “Costinha” (saxofone); Helinho Medeiros (acordeon); Leo Meira, Anderson Mariano e Luis Ricardo (violão e guitarra); Xisto Medeiros (contrabaixo); Júnior Andrade (piano); Gledson Meira, Francisco Xavier, Dennis Bulhões e Glauco Andreza (bateria e percussão); Rogério Borges (regência).

Com três cantores, quatro flautistas, um violonista e um percussionista, o Grupo Iamaká dedica-se ao repertório de música renascentista e contemporânea. Em sua apresentação serão apresentas canções da renascença inglesa.

O Maestro Marcos Arakaki é atualmente um dos mais importantes regentes do País, apresentando-se como maestro convidado com as melhores orquestras brasileiras.

O gaúcho Marco Antonio Barcellos é um dos melhores intérpretes de flauta doce no Brasil, com atuação especial no Nordeste.

O percussionista Gustavo Miranda é Mestre pela Louisiana State University/EUA. Atualmente, ensina percussão pela Performing Arts Academy LSU e Kids Orchestra em Baton Rouge/EUA.
Germanna Cunha, professora da UFRN, é uma das mais destacadas percussionistas em atuação no Nordeste, com inúmeras apresentações em shows, recitais e concertos.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //