Educação

‘Cine ClubeUnipê’ será lançado nesta quinta-feira, às 16h30

Incentivo


20/03/2014



 Nesta quinta-feira (20), véspera do Dia Internacional do Teatro e do Dia Mundial da Poesia (21 de março), será lançado o “Cine ClubeUnipê”, uma ação do Programa de Responsabilidade Cultural do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), que agora tem a professora e atriz paraibana Zezita Matos como coordenadora. Ela anunciou que o “Cine ClubeUnipê” estreia com a exibição do filme “Tao Jie” (A Simple Life), às 16h30, no Auditório do Espaço de Vivência Acadêmica (EVA), no 1º andar (prédio vizinho à Biblioteca), no campus universitário, no bairro de Água Fria, na Capital. A ideia, segundo Zezita Matos, é criar uma “agenda cultural” na Instituição e abrir esse espaço aos estudantes, ex-alunos, professores e também à comunidade em geral. Além disso, o Unipê quer revelar novos talentos.

“A ideia é envolver nossos alunos, ex-alunos, professores e funcionários, além de toda a comunidade interessada em arte. Convidamos também estudantes de escolas públicas. O Unipê agora, nos seus 43 anos, quer envolver ainda mais e descobrir novos talentos na Paraíba, como forma de, cada vez mais, sedimentar a relação entre ensino e cultura. Afinal, não se educa sem a arte. Está lançado então o desafio a toda Paraíba, para vir ao Unipê ousar fazer e mostrar o seu talento para o Estado e o mundo, pois divulgaremos os eventos no nosso portal”, afirmou Zezita Matos.

Estreia com tema social

A professora Zezita Matos explicou que o ‘Cine Clube Unipê’ acontecerá em parceria com o Núcleo de Estudos sobre a Velhice e o Envelhecimento e o projeto ‘Velhice em Cena’, do curso de Psicologia da Instituição, que exibe filmes abordando temáticas relacionadas ao processo de envelhecimento. O projeto ‘Velhice em Cena’ já existe no Unipê e exibe filmes para os estudantes de Psicologia como atividade do curso.

“O projeto ‘Velhice em Cena’ foi criado pelo curso de Psicologia, sob a orientação das professoras Regina Irene Diaz Formiga e Margarida Maria Silva Gomes. E, a partir de agora, tomará uma dimensão bem maior, passando a integrar o Programa de Responsabilidade Cultural da Instituição”, explicou Zezita Matos.

“Não se educa sem a arte”

O nome da professora Zezita Matos como coordenadora do Programa de Responsabilidade Cultural do Unipê foi anunciado, no início deste semestre, pela reitora, professora Ana Flávia Pereira, que disse que o objetivo é dar um maior impulso a este projeto. Elas adiantaram que outras ações do programa serão anunciadas este ano.

Nos palcos, na tela do cinema ou na sala de aula, a paraibana do município de Pilar Zezita Matos sempre dividiu o seu tempo entre a arte de educar e a arte de representar. Para ela, as duas artes devem andar juntas, pois, ‘não se educa sem a arte’. Considerada “a dama do teatro paraibano”, já atuou em mais de 30 peças e em mais de 10 filmes, além da participação na novela Vereda Tropical (1984, da Rede Globo).

Em 2010, Zezita Matos ganhou o Troféu “Calunga”, de Melhor Atriz no Festival de Curta Metragem de Pernambuco, pela sua atuação no filme “Azul”, do diretor Erick Laurence. Em 2013 e este ano, também recebeu várias homenagens e outros reconhecimentos pelo seu trabalho no teatro.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.