Cinema

Cine Banguê On-line exibe dois curtas mineiros nesta sexta-feira (29)

A exibição única ocorre às 20h, no canal TV Funesc no YouTube. Após a sessão, os filmes não ficarão mais disponíveis.


28/10/2021

O Cine Banguê, da Fundação Espaço Cultural da Paraíba. (Foto: arquivo/Secom-PB)

Portal WSCOM



A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, nesta sexta-feira (29), mais uma edição do projeto Cine Banguê On-line. Serão exibidos os curtas mineiros ‘Quintal’, de André Novais Oliveira e ‘Contagem’, de Gabriel Martins e Maurílio Martins. A exibição única ocorre às 20h, no canal TV Funesc no YouTube. Após a sessão, os filmes não ficarão mais disponíveis.

O Cine Banguê On-line é realizado desde o ano passado e surgiu como uma alternativa nesse período de pandemia da Covid-19 em que boa parte das salas de cinema estiveram fechadas para evitar aglomerações. Apesar da retomada das sessões presenciais, o projeto continua com as exibições on-line para dar visibilidade à produção de curtas.

Minibio do realizador de ‘Quintal’: André Novais Oliveira nasceu em 1984. É formado em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e em Cinema pela Escola Livre de Cinema/BH. Seu trabalho com audiovisual perpassa pelas áreas de Roteiro, Direção, Assistente de Direção, Produtor, Montador, Captador de Áudio e Diretor de Fotografia. Além de ter oferecido oficinas de roteiro e já foi programador e curador da conceituada sala Cine Humberto Mauro, localizada no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Dirigiu e escreveu os curtas metragens: “Uma Homenagem a Aluízio Netto” (2004); “Fantasmas” (2010); “Domingo” (2011); “Pouco mais de um mês” (2013); “Quintal” (2015). E os longas metragens: “Estado de Sítio” (Co-direção) (2011), “Ela volta na quinta” (2014) e “Temporada” (2018), que está disponível no catálogo da Netflix.

Juntos seus filmes já foram selecionados em mais de 200 festivais no Brasil e no mundo como a Quinzena dos realizadores em Cannes (com Pouco mais de um mês em 2013 e Quintal em 2015), Festival de Rotterdam, FID Marseille, Indie Lisboa, BAFICI, Festival de Cartagena, Los Angeles Brazillian Film Festival, Festival de Cinema de Brasília e Mostra de Cinema de Tiradentes, ganhando mais de 50 prêmios, como a Menção Especial do Júri na Quinzena dos Realizadores em Cannes e o Prêmio de Melhor Filme pelo Júri Oficial na XI Semana dos Realizadores do Rio de Janeiro e no XI Panorama Coisa de Cinema de Salvador. Junto com Gabriel Martins, Maurílio Martins e Thiago Macêdo Correia fazem parte da produtora Filmes de Plástico, sediada em Minas Gerais desde 2009.

Minibio dos realizadores de ‘Contagem’: Gabriel Martins Alves é Bacharel em Cinema e Vídeo pelo Centro Universitário UNA, graduação em 2010. Cursou dois módulos na Escola Livre de Cinema, em Belo Horizonte, sendo o primeiro concluído no primeiro semestre de 2005 e o segundo no primeiro semestre de 2006. Desde 2005 atuante no mercado de audiovisual, já trabalhou em mais de 30 filmes, entre curtas e longas-metragens, em funções como roteirista, produtor, diretor, montador, editor de som, compositor de trilha-sonora, diretor de fotografia, câmera, operador de som, finalizador de imagem e ator.

Fundou em 2009, com outros dois sócios, a produtora audiovisual Filmes de Plástico (www.filmesdeplastico.com.br), responsável por obras exibidas e premiadas dentro e fora do Brasil.

Maurilio Martins, nascido em 1978 em Contagem (MG) é Bacharel em Cinema e Audiovisual pelo Centro Universitário UNA (2006 – 2010), Belo Horizonte. MG. É um dos sócios-fundadores da Filmes de Plástico. Produtor de Locação do Longa-metragem “Temporada” (Ficção, 110 minutos, 2018, DCP). Roteiro e Direção (junto a Gabriel Martins) do longa-metragem “No Coração do Mundo” (Ficção, 115 min, 2019, DCP). Roteiro e Direção do curta-metragem “Constelações” (Ficção, 25min, 2016, DCP), exibido em diversos festivais e mostras. Roteiro e Direção do curta-metragem “Quinze” (Ficção, 25min, 2014, DCP). Direção (junto a Gabriel Martins) do curta metragem “Contagem” (Ficção, 18min, 2010, 35mm). Colaboração e consultoria no roteiro de longa-metragem “Quarto de Alvenaria”, de André Novais Oliveira, em estágio de desenvolvimento e contemplado no edital de Desenvolvimento de roteiros da CODEMIG.

Confira detalhes dos curtas
Cine Banguê On-line – 29/10, 20h
Curta: Quintal
20’ | Minas Gerais | Ficção | 2015 | Direção: André Novais Oliveira | Classificação: Livre
Sinopse: Mais um dia na vida de um casal de idosos da periferia.
Curta: Contagem
18’ | Minas Gerais | Ficção | 2010 | Direção: Gabriel Martins e Maurílio Martins | Classificação: 12 anos
Sinopse: Um acontecimento, quatro pessoas e a cidade de Contagem.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //