Educação

Ciência sem Fronteiras oferece bolsas de graduação-sanduíche

Educação

09/01/2013


 A Universidade Federal da Paraíba por intermédio da Coordenação Geral dos Programas Acadêmicos e de Iniciação Científica (GPAIC) da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPG) está inscrevendo para o programa do Governo Federal, Ciência sem Fronteiras, para bolsas de “graduação-sanduíche” em universidades da Austrália, Alemanha, Canadá, Coréia do Sul, Espanha. Estados Unidos, França, Holanda, Hungria, Itália, Japão Noruega, Portugal, Reino Unido e Suécia.

Os editais do Programa, com as informações sobre as vagas e a seleção para cada um desses países, estão na página da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UFPB no endereço eletrônico www.ufpb.br.

As inscrições para a comprovação do exame de proficiência que compreende a primeira etapa das vagas nas instituições vão até às 23h59 do dia 14 de janeiro de 2013 no endereço eletrônico do Programa Ciência Sem Fronteiras na pagina da Capes. Na UFPB, que é considerada a segunda etapa da inscrição, a entrega da documentação necessária à solicitação de inscrição deve ser realizada até 18 de janeiro de 2013, no Protocolo Geral da UFPB no 1º andar da Reitoria onde os estudantes devem abrir processo.

O candidato precisa ter nacionalidade brasileira, estar matriculado em um dos cursos de bacharelado das áreas de interesse de uma instituição participante do programa. A classificação será realizada pela CAPES e pelo CNPQ, segundo a disponibilidade de vagas no curso, nas instituições de ensino superior representadas pelo país de destino e será feita por intermédio de avaliação comparativa, tendo como parâmetro a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em exame realizado a partir de 2009.

Por outro lado, os candidatos devem ter concluído mais que 20% da carga de seu curso e, no máximo, 90%. Além disso, é exigida nacionalidade brasileira e proficiência. A exceção é para a Suécia com mínimo de 60% e máximo de 90%.

As bolsas são concedidas pela CAPES e o CNPq que também arcarão com os custos referentes às taxas escolares, além de outros benefícios como: auxílio-instalação, seguro de vida, auxílio deslocamento ou passagem aérea de ida e volta. O edital conjunto da Pró-Reitoria de Pós- Graduação e Pesquisa da UFPB está disponível no endereço eletrônico www.ufpb.br.

A escolha da instituição de ensino a que cada um dos selecionados será encaminhado ficará a cargo da Capes e das instituições participantes. Caberá a CAPES, ao CNPq e ao parceiro do país (Alemanha, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Holanda, Reino Unido, Espanha, Portugal, França, Hungria, Itália, Estados Unidos, Suécia, Noruega e Japão) escolherem a universidade de destino de acordo com: área de estudo; nível de proficiência exigido pela universidade; e adequação do período e curso em andamento no Brasil com os períodos e cursos similares ofertados pela universidade.

Outras informações e esclarecimentos na página da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa no endereço eletrônico www.prpg.ufpb.br/portalou no sitio do Ciência sem Fronteiras.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.