Notícias

Cícero Lucena conhece em Lisboa as bases inovadoras de TI, avalia diálogo com WEB SUMMIT e expõe ações da educação e tecnologia


26/07/2024

Por Rui Coelho, colunista da Revista NORDESTE

 

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, já está em solo paraibano depois de uma semana entre Madrid e Paris mas, na véspera, em Lisboa, conheceu os projetos de vanguarda na área de TI inserindo Portugal como HUB da inovação da Europa.

 

Rui Coelho explicou que se reuniu/encontrou com o prefeito de João Pessoa em Lisboa, depois de projetos e parcerias do dirigente na Espanha e França, quando ele conheceu o HUB Criativo do Beato, também conhecido como Beato Innovation District.

 

Na oportunidade, fizemos  uma visita informal ao projeto que está a transformar uma antiga grande fábrica de alimentos para os militares, (que depois da guerra do ultramar e do fim do serviço militar obrigatório ficou abandonada durante anos), num Centro de Inovação e Empreendedorismo que contribuiu para que Lisboa fosse a vencedora do prémio de Capital Europeia da Inovação, em 2023. 




Na Factory Lisbon, o maior prédio e o coração do HUB, que é administrado pela Jamestown, (uma empresa que desenvolveu projectos de excelência como o Chelsea Market, em Nova York e a Industry City, em Brooklyn), ele conheceu muitos projectos inovadores, como a Fábrica de Unicórnios (projecto Perfeito de Lisboa, Carlos Moedas), a Escola 42 e a TUMO (projectos do Professor Pedro Santa Clara), e um dos laboratórios da Universidade de Engenharia de Lisboa (IST), encontrámos Artur Pereira, o Country Manager Portugal & Brasil da WEB SUMMIT , o maior evento mundial de start-ups digitais que se realiza em Lisboa e no Rio de Janeiro.

 

CONTRAPONTO

 

Cícero Lucena a oportunidade de  explicar o resumo do que é tem sido feito em João Pessoa na área da educação tecnológica onde, conforme expôs, “ todas as crianças estão tendo a oportunidade de aprender a programar e têm acesso a equipamentos; em face do apoio que é dado a crianças autistas e com outras patologias”.

 

Ele abordou ainda  o sistema de mentorias entre alunos e dos excelentes resultados quem têm conseguido obter com esses e outros projetos sócio educativos”. 

 

Aliás, na oportunidade, o responsável pela WEB SUMMIT “ ficou genuinamente impressionado com a dimensão e qualidade dos projetos e questionou como era possível conseguir investir tanto nessas áreas, pois considera  não ser, infelizmente, muito comum, e a resposta de Cícero foi cirurgica: 

 

“É uma questão de prioridades.”



Ele questionou também sobre a possibilidade de desenvolver um evento de grande dimensão em João Pessoa e Cícero referiu a capacidade do Centro de Convençoes a abrigar Congressos, além do mais revelou que quanto à questão de alojamentos, a cidade de João Pessoa está se preparando para ter  15.000 quartos de hotéis,parte em construção, a finalizar em 2025. 



Por fim, afirmou querer convidar os programadores de João Pessoa a participar gratuitamente na WEB SUMMIT do Rio de Janeiro, mas o organizador se referindo a João Pessoa questionou se teriam capacidade de suportar o alojamento e Cícero acolheu prontamente o convite, informando sobre o apoio que é este é o tratamento  dado a participantes de João Pessoa em eventos de robótica. 




Cícero lembrou de comentar que sua prioridade à formação em programação teria sido influenciada por “uma conversa online conosco promovida por Walter Santos, da Revista NORDESTE, há muitos anos, em que, fruto da  experiência na INVEST Lisboa, o teria alertado para a maior importância da atracção e desenvolvimento do talento”. De fato, após o encontro certamente deve surgir novidade do WEB SUMITT na relação futura do Rio com João Pessoa.

 

  • Devo confessar que fiquei extremamente contente com esse comentário, pela possibilidade de, mesmo que ao de leve, ter influenciado a implementação de um projecto com um impacto tão importante na vida de milhares de jovens do outro lado do Atlântico. 

 

Depois da conversa com a Web Summit ficamos convencidos de que algo de bom vai surgir desse encontro casual. No fim da visita ao Hub, Cícero manifestou agrado e alguma surpresa pelo encontro que não tinha sido combinado. De fato, foi muito interessante, mas estes tipos de encontros não são incomuns em Lisboa.



Essa é também uma característica importante das cidades, desde sempre, e ainda mais dos seus centros (Hub / Plataforma) de inovação: facilitar o encontro de pessoas de diferentes origens e formações, fomentando novos projectos, inovações, acontecimentos. 






Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.