Paraíba

Chuvas ultrapassam média de maio e colocam João Pessoa e outras 11 cidades sob alerta máximo do Inmet


21/05/2025

Da Redação / Portal WSCOM

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de grande perigo por chuvas intensas nesta quarta-feira (21) para João Pessoa e outras 11 cidades da faixa litorânea da Paraíba. A previsão indica volumes superiores a 100 milímetros por dia ou mais de 60 mm por hora. O aviso está em vigor até as 15h e reforça o risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas.

Estão incluídas no alerta as cidades de João Pessoa, Cabedelo, Bayeux, Santa Rita, Conde, Alhandra, Caaporã, Cruz do Espírito Santo, Juripiranga, Lucena, Pedras de Fogo e Pitimbu. Segundo o Inmet, essas localidades apresentam áreas vulneráveis, como comunidades ribeirinhas e encostas sujeitas à movimentação de terra.

O órgão orienta que a população desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia em caso de risco de inundação ou incidência de raios. Também recomenda que se observe qualquer alteração em encostas e que objetos de valor sejam protegidos com sacos plásticos, em caso de alagamento. A recomendação é permanecer em locais seguros até a melhora das condições.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

Em João Pessoa, os acumulados de chuva já ultrapassaram a média histórica de maio. De acordo com dados da estação convencional do Inmet, a capital atingiu 373,8 milímetros até a terça-feira (20), superando em 32,55% a média mensal de 282 mm.

A Defesa Civil de João Pessoa reforçou que atua em regime de plantão 24 horas, inclusive aos fins de semana e feriados. Em caso de emergência, os cidadãos podem entrar em contato pelos telefones 199 e (83) 98831-6885 (WhatsApp), ou pelo aplicativo “João Pessoa na Palma da Mão”, disponível gratuitamente na Play Store e App Store. O Corpo de Bombeiros também atende pelo número 193.

O alerta também cobre áreas da Região Metropolitana do Recife, Agreste e Mata Pernambucana, além do Leste Alagoano.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.