Paraíba
Chuvas intensas em JP mobilizam equipes de monitoramento e segurança; previsão é de precipitações nas próximas 72 horas
Defesa Civil reforça monitoramento em áreas de risco e Semob-JP atua para minimizar impactos no trânsito
04/02/2025
Redação/Portal WSCOM
João Pessoa registrou 32,48 milímetros (mm) de chuva nas últimas seis horas, até as 9h30 desta terça-feira (4). O bairro do Grotão teve a maior precipitação, com 45,6 mm, seguido do Centro (40,8 mm) e Tambauzinho (30,4 mm). O menor índice pluviométrico foi registrado no bairro do Cristo, com 17,8 mm.
Diante das precipitações, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP) intensificou a vigilância em áreas de risco. A cidade permanece sob alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que prevê chuvas entre 20 e 30 mm/h, podendo alcançar até 50 mm/dia, além de ventos de 40 a 60 km/h e risco reduzido de cortes de energia, quedas de galhos e alagamentos.
Com o acúmulo de água em alguns pontos da cidade, agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) atuaram em campo e por monitoramento eletrônico para garantir a segurança no trânsito.
O coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, informou que, segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa-PB), há previsão de chuvas de intensidade fraca a moderada nas próximas 72 horas. “Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa-PB), a indicação de ocorrência de chuvas de intensidade fraca a moderada, por vezes forte, sobre a faixa leste do Estado”, disse.
Ele destacou ainda que a Defesa Civil e demais órgãos municipais seguem em alerta para atender possíveis ocorrências e reforçou a necessidade de evitar o descarte irregular de resíduos. “O Sistema de Proteção e Defesa Civil Municipal continuará monitorando os eventos, tentando sempre se antever aos fatos porventura mais graves, de modo a proteger e socorrer a população que se encontra em situação de risco mais séria. Não resta dúvidas, que o grande vilão da maioria dos pontos de acúmulo de água a nós notificados, tem sido o descarte inadequado de resíduos sólidos nas vias e passeios”, afirmou.
Kelson Chaves recomendou que, em caso de chuvas fortes, a população evite o uso de equipamentos elétricos ao ar livre, procure abrigo seguro e saia de locais de risco ao perceber sinais de perigo, acionando a Defesa Civil imediatamente. O órgão opera 24 horas e pode ser contatado pelo WhatsApp (98831-6885), telefone 199 ou pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’.
Trânsito e drenagem
Diante do alerta do Inmet e das chuvas registradas no início da manhã, equipes da Semob-JP foram acionadas desde as 5h para monitorar e atender demandas de segurança viária. Pontos de alagamento foram identificados nas avenidas Sérgio Guerra, Sanhauá, Valdemar Naziazeno, Dom Pedro II x Coremas, Coronel Augusto F. Maia e no Viaduto do Cristo.
Problemas em semáforos foram detectados em cruzamentos importantes, como nas avenidas Walfredo Leal x Eurípides Tavares, Ranieri Mazilli, Epitácio Pessoa x Maximiano de Figueiredo e Epitácio Pessoa x Wandick Filgueiras. A Semob-JP realiza o monitoramento por câmeras do Centro Operacional de Trânsito e Transporte (COTT) e mantém agentes de mobilidade em campo para minimizar impactos no trânsito. Para urgências, a população pode acionar o órgão pelo WhatsApp (98760-2134) das 5h à meia-noite ou pela Central de Informações (3213-7188) a partir das 5h.
A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) intensificou ações na rede de drenagem urbana. Equipes equipadas com caminhões de alta pressão e sucção estão atuando na limpeza e desobstrução de galerias em diversos bairros para evitar o agravamento dos alagamentos.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.