Paraíba

Chocolate Gourmet: Chef chocolatier espanhol trará técnica para a Paraíba

05/04/2013


O chef chocolatier espanhol Javier Guillen, especialista mundial em chocolates Gourmet, estará em João Pessoa na próxima segunda-feira (08) para apresentar as técnicas e segredos de iguarias feitas com chocolate. Os cursos serão direcionados a estudantes de Gastronomia e Chefs de cozinha convidados.

Os produtos que serão apresentados são 100% brasileiros, feitos a partir de cacau fino que levam a marca da Harald, considerada uma das mais tradicionais indústrias de chocolates do Brasil e líder no segmento de coberturas. O chef também vem a Paraíba para firmar uma parceria entre a Harald e a faculdade UNPBFPB, que pertence a Rede Laureate International Universities, e oferece o curso de Gastronomia.

Além do chef chocolatier Javier Guillen, que é formado pela Escuela Superior de Pastelaría y Panadería de Madrid e consultor da linha Harald MelkenUnique, também participa do encontro o chef chocolatier da Harald Alexandre Bispo, que também ministrará palestras sobre o tema, e Jumar Pedreira, que tem mais de 30 anos de experiência na indústria de alimentos, nas áreas de Marketing, Trade Marketing, P&D e Inovação.

No evento, os alunos do curso de Gastronomia da instituição também participarão de oficinas sobre o chocolate gourmet.“Será uma experiência impar para os alunos e para a paraíba, já que teremos o nosso estado inserido em uma parceria a nível nacional com uma das marcas mais respeitadas neste setor”, disse a coordenadora do curso de Gastronomia da UNPBFPB, Ester Carvalho.

O evento acontece na cozinha pedagógica da UNPBFPB, e além das palestras, haverá a degustação entre os alunos dos produtos fabricados pela Harald.

Sobre Javier Guillen

Javier Guillen é formado pela Escola de Turismo e Hotelaria de Madrid, e trabalhou por oito anos no Cassino de Madrid. Foi assistente de Ferran Adrià, confeiteiro de Amparito Rocas no Guadalajara (ES). Ainda realizou demonstrações por quatro anos, no México, EUA, Tokyo e Singapura.Foi estagiário do El Bulli de Adrià em 2005.

Em Nova York, atuou em points badalados como o David Bouley e o WD~50 (de Willy Dyfresne), além da Catering de luxo TentationPotel&Chabot.Também trabalhou com Pierre Herme, um dos maiores patisséries mundiais, em Saint Sulpice, Paris.

No Brasil, Javier é o chef chocolatier à frente da linha de chocolates gourmets da Ritter dos Reis (UniRitter); Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (FADERGS); Faculdade dos Guararapes (FG); Faculdade Unida da Paraíba (UNPBFPB); Universidade Anhembi Morumbi; Universidade Potiguar (UnP); e Universidade Salvador (UNIFACS).

Sobre a LaureateInternationalUniversities

Líder global no segmento de Educação, a LaureateInternationalUniversities é uma rede internacional de universidades que provê acesso ao ensino superior de qualidade em instituições inovadoras do mundo todo. A Rede Laureate é formada por mais de 65 instituições, que oferecem cursos presenciais e on-line. Mais de 750 mil estudantes fazem parte da comunidade acadêmica, que está presente em 29 países da América do Norte, América Latina, Europa, África do Norte, Ásia/Pacífico e Oriente Médio.

Sobre a Harald

Pioneira na fabricação de chocolates no Brasil, a Harald é líder em coberturas e segunda empresa de chocolates no mercado B2B com uma produção anual de mais de 90 mil toneladas. Apesar de atuar há 30 anos no mercado, sua essência e paixão pelo chocolate nasceram há mais de 100 anos, em 1888, quando a família Neugebauer imigrou da Alemanha para o Brasil e iniciou seus negócios em Porto Alegre (RS), abrindo, em 1903, a primeira fábrica a produzir chocolates no País. Além de exportar para mais de 30 países, a Harald é uma das principais fornecedoras de chocolate para empresas do Brasil e do mundo.
 


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.