Política

Chico Mendes deve retirar candidatura à Prefeitura de Cajazeiras e anunciar substituição por Pablo


10/09/2024

Da Redação / Portal WSCOM

O deputado estadual Chico Mendes (PSB) anunciou que retirará seu nome da disputa pela Prefeitura de Cajazeiras, no Alto Sertão paraibano. A decisão foi tomada nesta terça-feira (10) após o parlamentar se reunir com o governador João Azevêdo (PSB). Ele será substituído na cabeça de chapa pelo candidato a vice, o médico Pablo Leitão (PSB). A informação foi anunciada pelo jornalista Rudney Araújo na Rádio Arapuan FM.  

O anúncio deverá ser feito pelo governador João Azevêdo nas próximas horas. Chico Mendes segue reunido na Granja Santana com o chefe do Executivo estadual. A decisão do grupo foi tomada após o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba impugnar a candidatura do deputado acatando a um recurso impetrado pelo Ministério Público Eleitoral – MPE e pela Coligação que tem como candidata a ex-secretária de Educação de Cajazeiras, Corrinha Delfino (PP).  

O comunicado oficial, porém, será feito nas próximas horas pelo governador João Azevêdo. Eles estão reunidos neste momento na granja Santana, onde discutem os detalhes do anúncio. 

Delfino e a Procuradoria Regional Eleitoral argumentam que Mendes estaria tentando disputar um terceiro mandato executivo consecutivo, já que o socialista foi prefeito de São José de Piranhas entre 2017 e 2022, quando renunciou ao cargo para disputar vaga na Assembleia Legislativa da Paraíba, sendo eleito deputado estadual. 

Na semana passada, o relator, Bruno Teixeira de Paiva, já tinha votado contra o registro de candidatura de Chico. Hoje, o voto do magistrado foi seguido pelo desembargador Oswaldo Trigueira do Vale Filho, pelo juiz Roberto França, pelo juiz Sivanildo Torres Ferreira e pela juíza Maria Cristina Paiva Santiago. O juiz Fábio Leandro se absteve de votar no processo. 


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.