Paraíba
Chico César é duramente criticado por abandono dos prédios históricos de JP
abandono
13/05/2013
De acordo com mapeamento realizado pela Defesa Civil de João Pessoa, João Pessoa possui 12 imóveis que fazem parte do acervo histórico, artístico e cultural da cidade. Muitos estão com a sua estrutura prejudicada, podendo desmoronar, se tornando áreas de risco.
Sobre o abandono desses imóveis, o secretário de Cultura da Paraíba, o cantor e compositor Chico César, foi duramente criticado pelo colunista do Portal WSCOM Reginaldo Marinho. O engenheiro, que também é um premiado pesquisador, destacou que o Centro Histórico da Capital paraibana “é um valioso conjunto arquitetônico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)”.
Citando uns dos imóveis mais conhecidos da cidade, Reginaldo Marinho mandou o seguinte recado para o secretário estadual: “O Casarão dos Azulejos é uma das joias desse acervo. O casarão abriga a sede da Secretaria de Cultura do Estado da Paraíba sob a direção do cantor e compositor Chico César, que jogou fora o nome que construiu ao longo de sua trajetória para usar o desconhecido nome de batismo Francisco César Gonçalves. Secretário use o nome que mais lhe agrada, mas conserve o patrimônio que faz parte da História do Brasil, João Pessoa é a terceira cidade mais antiga do País. Salve o Patrimônio Histórico! Acorda Chico César!”
Situação do Patrimônio Histórico de João Pessoa
A situação dos prédios históricos de João Pessoa está sendo analisado pelo Ministério Público da Paraíba, e segundo o promotor de Justiça João Geraldo Barbosa, a situação de abandono dos imóveis irá reforçar os argumentos apresentados na ação civil pública ajuizada recentemente contra o Estado e o Iphaep.
Ambos estão sendo acusados de não desenvolverem ações para a preservação e recuperação dos prédios. A ação tramita na 4ª Vara da Fazenda Pública da capital.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.