Política

Charliton critica limpeza urbana de João Pessoa

"INEFICIENTE"


04/09/2016



Com 65 bairros e dezenas de comunidades, diariamente são recolhidas 900 toneladas de resíduos sólidos em João Pessoa, entre lixo domiciliar, podas, varrição e entulhos em geral. Mangabeira, Bessa, Cristo e Jaguaribe estão entre os bairros que mais produzem resíduos sólidos, cerca de 10 mil toneladas por ano. O Professor Charliton fez uma avaliação sobre o trabalho de coleta de lixo na Capital paraibana, mas resumiu dizendo que ela é ineficiente e muito precária.

“Antes mesmo de ser candidato a prefeito, já andava pelos bairros da cidade, e não é difícil encontrar montanhas de lixos que não são coletados pela Emlur, e esses entulhos estão nas esquinas, em praças, nos mercados públicos. Diariamente podemos ver o lixo que fica acumulado na Praça da Paz, um equipamento público instalado em um dos principais bairros da cidade, e aqui estou dando apenas um exemplo”, disse.

Na opinião do Professor Charliton, a solução desse problema está na implantação de uma ação em conjunto com todos os atores sociais que atuam na limpeza urbana da cidade de João Pessoa: “Precisamos de ações de responsabilidade compartilhada entre a população, administração pública, catadores de material reciclável, associações da sociedade civil, empresas privadas, além de parcerias com os municípios circunvizinhos (Bayeux, Santa Rita e Cabedelo) visando a melhor gestão do aterro sanitário municipal”.

“Acrescento ainda o incentivo para que a população participe da gestão dos resíduos sólidos urbanos, além da sensibilização sobre o consumo consciente, incentivo para a separação dos resíduos na fonte e a entrega voluntária nos núcleos de coleta seletiva da cidade, modernização dos núcleos de coleta seletiva, censo sobre os catadores que atuam no município com intuito de ofertar melhores condições de trabalho, e a implantação de novas práticas de gestão na Emlur”, concluiu.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //