Paraíba
CG: Mais um hospital irá atender pacientes renais pelo SUS
Saúde
04/06/2013
Uma ótima notícia para os pacientes que sofrem de insuficiência renal. Na semana passada, a Promotoria de Justiça da Saúde celebrou termo de ajustamento de conduta com a direção do Hospital Antônio Targino, localizado em Campina Grande, para garantir e ampliar o procedimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Agora, os pacientes poderão contar com quatro hospitais com serviços de terapia renal substitutiva, além da hemodiálise, a diálise peritonial (procedimento que filtra o sangue do paciente e remove o excesso de água e toxinas do corpo).
No final de abril, foram firmados TACs com as direções dos hospitais João XXIII e o Instituto de Tisiologia e Pneumologia de Campina Grande (conhecido como “Hospital Dr. Edgley”) para ofertar o procedimento pelo prazo de três meses.
Segundo o promotor de Justiça da Saúde de Campina Grande, Luciano Maracajá, os termos de ajustamentos de conduta são resultado de um trabalho iniciado este ano pelo Ministério Público junto aos hospitais que prestam serviços de terapia renal substitutiva em Campina Grande, para que disponibilizem, à exceção da FAP que já presta o serviço, também a diálise peritoneal, e não apenas a hemodiálise, tratamento comumente ofertado.
“Sabidamente, o tratamento de hemodiálise maltrata muito o paciente; em determinados casos, pode-se utilizar a diálise peritoneal, que serve para minorar o sofrimento dos pacientes. Fico feliz que todos os hospitais tenham compreendido o objetivo do Ministério Público, disponibilizando mais uma forma de tratamento”, afirmou Maracajá.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.