Economia & Negócios

CESAR Summer Job celebra 10 anos como um dos principais projetos de inovação aberta do Brasil

Programa já impulsionou mais de 50 empresas de grande porte - entre elas Grupo Boticário, Unilever e Gerdau Próxima edição (17ª) abre inscrições para alunos de graduação


05/05/2022

(Foto: divulgação/Assessoria)

Portal WSCOM

Um dos principais programas de inovação aberta do Brasil, o CESAR Summer Job, está completando dez anos de sua criação. Com treinamentos e mentorias de pessoas colaboradoras do CESAR, o programa instiga estudantes de graduação a propor soluções para desafios de inovação de grandes empresas patrocinadoras. Nessa década de atuação, a iniciativa já teve 16 edições realizadas, além da adesão de mais de 577 estudantes de todos os estados do País e de oito nações, que puderam ajudar mais de 50 empresas patrocinadoras – entre elas o Grupo Boticário, Gerdau, Unilever, Bayer, Globo e outras. Desenvolvido pelo CESAR, centro de inovação que forma pessoas e impulsiona organizações há mais de duas décadas, a nova edição do programa está com inscrições abertas até o dia 24 de maio, seguindo a sua linha de gerar impacto e aproximar grandes empresas de ecossistemas de inovação.

“Há uma década nós podemos observar o CESAR Summer Job oferecendo experiência prática a estudantes, que, em um grande ambiente de experimentação, podem exercer suas competências e resolver questões de inovação das empresas”, diz Eduardo Peixoto, CEO do CESAR. “É uma via de mão dupla, na qual todos os lados saem ganhando: estudantes adquirem experiência de mercado, nós descobrimos talentos em uma área cujo País tem um déficit de formação de profissionais e as companhias solucionam seus problemas com rapidez”, comenta.

O CESAR, que tem sede em Recife e é um dos mais renomados centros de inovação do Brasil, inaugura a sua edição de número dezessete do Programa, em um formato 100% online. O processo seletivo ocorre entre 18 de maio e 06 de junho. Como parte deste processo seletivo, os estudantes realizam um curso gratuito em inovação e empreendedorismo – sendo que a sua performance no curso já conta como a primeira etapa de seleção do programa. O CESAR Summer Job tem duração de 6 semanas, começando em 04 de julho e terminando em 12 de agosto. Todas as pessoas selecionadas ganham um certificado de participação e uma ajuda de custo no valor de R$2 mil. As inscrições abertas podem ser feitas no link: http://summerjob.cesar.org.br

Podem participar do programa estudantes de qualquer curso – mas vale dizer que 50% das vagas são destinadas a estudantes de cursos relacionados a Computação e Design. Um dos requisitos para se candidatar ao CESAR Summer Job é estar cursando a partir do 4º período

“Um dos principais pontos positivos do Programa é o fator ‘realidade’ que ele traz: são cases e dificuldades pelas quais, de fato, as empresas estão passando. E, claro, para ajudá-las a solucionar essas questões, as propostas e o trabalho como um todo dependem de soluções realistas e que contem com direcionamentos aceitos pelo mercado”, diz o CEO do CESAR. “Vale dizer que as empresas patrocinadoras, além de receberem a solução para o problema, também se beneficiam pela geração de protótipos que poderão ser implementados futuramente e virarem produtos a serem comercializados. Nestes dez anos mais de 50 propostas de soluções foram desenvolvidas”, comenta Peixoto.

Para empresas que desejam explorar mais a inovação aberta, aproximar-se de ecossistemas de inovação, conceber soluções para problemas do dia a dia e até encontrar jovens talentos, o CESAR Summer Job se mostra uma excelente oportunidade. Segundo Guilherme Aguiar, head de inovação da OMNI, uma das empresas patrocinadoras do programa: “Em poucas semanas, com a participação de estudantes universitários, conseguimos lançar a semente do que seria nossa plataforma B2C. Fomos entender o que o nosso cliente estava querendo. Foi uma experiência ótima e os resultados foram muito bons.” As cotas de patrocínio para a próxima edição do programa já estão disponíveis, basta clicar e acessar o link.

Sobre o CESAR
O CESAR é um centro de inovação que há 25 anos forma pessoas e impulsiona organizações, potencializando suas estratégias digitais. Por meio de um time diverso e multidisciplinar de mais de mil colaboradores, desenvolve soluções com qualidade e impacto para os negócios, articulando talentos e conhecimento nos ecossistemas onde está inserido. Atua ao longo de todo o ciclo de inovação, desenvolvendo soluções que apoiam organizações em qualquer nível de maturidade digital que se encontre.

A organização faz parte do Porto Digital – parque que agrega no Recife mais de 300 empresas dos segmentos de Tecnologia da Informação e Comunicação e Economia Criativa. O CESAR também possui regionais em Sorocaba, Curitiba e Manaus, atuação em São Paulo e Rio de Janeiro, e administra a CESAR School, escola de inovação criada com a finalidade de capacitar profissionais para as novas demandas de um mercado cada vez mais disruptivo. Além disso, o CESAR também atua na aceleração de novos negócios.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.