menu

Paraíba

05/05/2019


Centro de Referência é ampliado, dispõe mais serviços para pessoas com deficiência

Centro de Referência é ampliado, dispõe mais serviços para pessoas com deficiência

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, entrega nesta segunda-feira (6) a ampliação do Centro de Referência Municipal e Inclusão da Pessoa com Deficiência (CRMIPD), no bairro Pedro Gondim e aumenta a capacidade de atendimento com novos serviços. Durante a solenidade, que acontece a partir das 9h, também será entregue um novo ônibus adaptado para pessoas com deficiência que frequentam os serviços do Centro Dia e lançado um edital com 30 vagas de táxis adaptados para prestarem o serviço na Capital. Ainda dentro da política de inclusão e defesa das pessoas com deficiência, o prefeito vai assinar o decreto nomeando o grupo de trabalho para a realização do Censo do Autismo e realizar a abertura do edital de convocação para entidades participarem do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência.

“Segunda-feira será um dia muito especial que demonstra nosso compromisso e respeito com as pessoas com deficiência na Capital. Além de ampliar e oferecer mais serviços, estamos preparando um plano maior de inclusão com o Censo do Autismo, o primeiro instrumento público de identificação das pessoas autistas em todo o País. É uma série de ações coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social em parceria com outras pastas com o objetivo de ampliar os direitos das pessoas com deficiência e melhorar a qualidade de vida delas”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

O CRMIPD atende atualmente 500 pessoas e com a ampliação em um anexo, terá a capacidade de aumentar para 600 pessoas atendidas. O novo espaço ganhará uma sala de musicalização, de arteterapia e de educação física adaptada. Além disso, no local funcionará o Censo do Autista. O grupo de trabalho responsável pela realização e acompanhamento do Censo será formado por profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Educação (Sedec) e Saúde (SMS).